Curitibanos se surpreendem com ônibus biarticulados da BYD: veja os diferenciais

Um modelo de ônibus articulado da BYD foi testado para o transporte público em Curitiba e agradou! Confira aqui os detalhes.

Ela não para! Agora, um ônibus articulado da BYD passou por testes em Curitiba – PR, e impressionou quem participou. Agradando profissionais, empresas e passageiros, este pode ser mais um salto rumo à eletrificação de nossa frota no transporte público.

 

O ônibus BYD D11B foi testado nas ruas, enfrentado o dia-a-dia real da cidade de Curitiba (Imagem: Divulgação/Marcopolo)

Ônibus articulado da BYD é avaliado em Curitiba

A cidade de Curitiba recentemente testou um ônibus elétrico da BYD. Mais especificamente o modelo foi o D11B, com belos 22,6 metros de comprimento e um ponto de articulação. Assim, a cidade se une a outras que já testaram os eletrificados para suas linhas.

Esses testes foram realizados em algumas das linhas mais desafiadoras da cidade, incluindo a 021 – Interbairros II (Anti-horário) e a 023 – Inter 2 (Anti-horário).

A escolha dessas linhas levou em consideração a extensão do trajeto e os pontos críticos da rota, proporcionando uma avaliação abrangente do desempenho do ônibus.

Os resultados, ao que tudo indica e veremos ao longo do texto, surpreenderam positivamente os curitibanos.

Aspectos analisados durante teste

Desempenho Operacional

  • Um dos aspectos mais destacados durante os testes foi o desempenho operacional do ônibus biarticulado BYD. Nele, o veículo demonstrou eficiência, potência e boa capacidade de manobra dentro do trajeto proposto, conquistando a confiança dos operadores e também de passageiros.

Trafegabilidade

  • A capacidade de se movimentar suavemente através das vias é essencial para qualquer ônibus urbano. Aqui, o D11B conseguiu excelentes resultados, lidando de forma eficaz com curvas acentuadas, aclives, declives e trânsito intenso.

  • Essa característica é crucial para garantir uma experiência de transporte tranquila e eficiente, além de segura, para usuários, profissionais e transeuntes.

Autonomia da Bateria

  • A autonomia da bateria é uma preocupação fundamental em veículos elétricos, e o ônibus da BYD não decepcionou. Isto porque, durante os testes, ele alcançou uma autonomia de 297,1 km.

  • Isso não apenas atende às demandas diárias das rotas urbanas testadas, mas também destaca a eficiência energética do modelo. Assim, o torna uma escolha sustentável e econômica para o transporte público.

Veja também: SPTrans homologa ônibus elétrico para rodar em São Paulo; veja itens de conforto e autonomia

Acessibilidade e Conforto

 

Parceria entre BYD e Marcopolo possibilitaram a fabricação deste modelo em território nacional (Imagem: Hully Paiva/SMCS)
  • Avaliações positivas não se limitaram apenas ao desempenho técnico. A acessibilidade e o conforto foram fatores chave, com os passageiros elogiando a disposição interna do ônibus e a facilidade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

  • Esses aspectos contribuem significativamente para a experiência do passageiro e para maior inclusão no transporte público.

Consumo de Bateria e Economia

  • A análise do consumo de bateria revelou que o ônibus BYD ficou em primeiro lugar entre todos os modelos testados. Com uma média de consumo de 2,01 KWh/km, o veículo demonstrou um desempenho econômico satisfatório.

Desgastes de Pneus

  • Por fim, outro diferencial destacado foi a avaliação positiva dos desgastes de pneus. O modelo articulado da BYD mostrou performance e resistência excepcionais, fator crucial para redução de custos operacionais e manutenção da frota.

Com este ônibus articulado da BYD podendo ser adotado pelo transporte de passageiros aqui no Brasil, podemos sim esperar grandes avanços. Afinal, além da questão ambiental, a economia e praticidade são grandes, e pode se reverter até mesmo em passagens mais baratas e mais acessibilidade ao serviço.

Veja também: Assinatura de carros da BYD: como vai funcionar o aluguel

Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile