Curiosidade: pneus de carros elétricos são diferentes dos tradicionais
Você sabia que os pneus de carros elétricos necessitam de tecnologias especiais? Ele devem ser mais silenciosos e suportar mais peso.
Os pneus de carros elétricos têm necessidades especiais e são diferentes dos carros a combustão. Para os modelos 0 emissão de carbono os pneus devem ser mais silenciosos, consumir menos energia, e aguentar mais peso.
Conheça as características dos pneus de carros elétricos
Assim como o conjunto mecânico diferenciado, os pneus de carros elétricos também se diferenciam dos modelos usados nos carros a combustão, afinal, pneu não é tudo igual.
Os modelos usados nos carros híbridos e elétricos carregam tanta tecnologia que, por muitas vezes, o dono do automóvel sequer sabe o grau de sofisticação desses produtos.
Por natureza, sem um motor a combustão, ou este de menor volume, como nos híbridos, o silêncio reina na cabine. Por isso, o som que os pneus fazem ao rolar no solo são muito mais perceptíveis.
Algumas montadoras investem em proteções acústicas, mas o próprio pneu pode contribuir muito para esse conforto.
Um produto mais silencioso pode ser consequencia de uma banda de rodagem menos ruidosa ou com uma espuma interna. Na Pirelli, tal tecnologia é conhecida como PNCS (Pirelli Noise Cancelling System).
Ela faz com que o som percebido na cabine diminua em até 25%, como se o carro estivesse andando em três rodas, não em quatro.
Para saber mais sobre o volume que esse pneu emite, o consumidor tem uma arma poderosa: a etiqueta do Inmetro. Obrigatória em todos os pneus, nela há um número que indica quantos decibéis esse produto emite.
Quanto menor o número, melhor o conforto acústico. Esse número, é extraído em uma pista específica, onde microfones superpotentes e precisos são posicionados em um local acurado para poder medir o som de rolagem do pneu.
“Um carro híbrido ou elétrico pode ser considerado o veículo do futuro. E para acompanhar essa vanguarda, o pneu não pode ser o mesmo de um carro comum, como os que atualmente observamos nas ruas”, disse Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina.
Outros destaques que o pneu que equipa um carro híbrido/elétrico tem que ter são: uma menor resistência ao rolamento, para ampliar o alcance do veículo; ter grande aderência, pois esses tipos de carros possuem um torque altíssimo desde a saída; e aguentarem bastante peso, pois as baterias ainda são o grande gargalo dos carros desse veículo, já que possuem um peso considerável.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.