Curiosidade: Chevrolet Impala SS 1961 ainda é o sonho de todo milionário

A respeitada revista eletrônica Autoevolution, dos EUA, voltada aos mais fanáticos por carros, traz este mês uma matéria com um ícone dos anos dourados da indústria automobilística daquele país: o Chevrolet Impala SS ano 1961. Segundo avaliou a publicação, o carrão merece nota 10 e deveria ser o sonho de todo milionário.
Foto: Auto Evolution

Sobre o Chevrolet Impala SS ano 1961

O veículo é um dos poucos modelos SS que chegaram à luz do dia em 1961 e, como pode ser visto nas fotos, parece um carro novo. Isso se deve a uma restauração especializada, que foi concluída há poucos anos. Todas as peças, dentro, fora e sob o capô, estão em boa forma.
O carro avaliado pela revista está listado para venda por uma loja da cidade de Greenwood, no Estado de Indiana. A história que se conta é de que o carro foi encomendado como presente de formatura para um jovem que na verdade desejava um Corvette. O sortudo acabou ganhando o raro Impala SS.
(Foto: Auto Evolution)

Você pode se interessar também por: Fiat revela que terá frota 100% elétrica até 2027 – o que inclui “Novo Fiat Uno”

Em 1961, a Chevrolet equipou o Impala SS com o enorme motor 409 V8. O propulsor fazia parte de uma linha de motores criada pela Chevrolet no final dos anos 1950 para alimentar os caminhões médios e os carros mais pesados que estavam nas pranchetas da montadora. É gigantesco: são 6,7 litros, com os oito pistões em V que geram até 409 cavalos de potencia!

Peça de cultura automotiva

Neste exemplar das fotos, o motor 409 V8 funciona como novo. O hodômetro do carro indica pouco mais de 900 milhas rodadas (cerca de 1.500 km) desde que o projeto de restauração foi concluído – ao que consta, antes de ser colocado à venda, fazia parte de alguma coleção e raramente saía para rodar.
No final das contas, o Chevrolet Impala SS 1961 é um modelo não apenas raro, mas também uma peça genuína da cultura automotiva estadunidense. Dado os baixos números de produção, encontrar outro Impala SS desse ano com o 409 de fábrica sob o capô é bastante difícil, para dizer o mínimo, e isso torna o carro bastante interessante para colecionadores.
Obviamente, não se trata de um carro  acessível a todos. Este Impala SS  1961 pode ser adquirido pela bagatela de US$ 149.000 (quase R$ 800.000), valor que pode ser considerado exorbitante para a realidade do mercado automotivo dos EUA.
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile