Curiosidade: Chevrolet Impala SS 1961 ainda é o sonho de todo milionário

A respeitada revista eletrônica Autoevolution, dos EUA, voltada aos mais fanáticos por carros, traz este mês uma matéria com um ícone dos anos dourados da indústria automobilística daquele país: o Chevrolet Impala SS ano 1961. Segundo avaliou a publicação, o carrão merece nota 10 e deveria ser o sonho de todo milionário.
Curiosidade: Chevrolet Impala SS 1961 ainda é o sonho de todo milionário
Foto: Auto Evolution

Sobre o Chevrolet Impala SS ano 1961

O veículo é um dos poucos modelos SS que chegaram à luz do dia em 1961 e, como pode ser visto nas fotos, parece um carro novo. Isso se deve a uma restauração especializada, que foi concluída há poucos anos. Todas as peças, dentro, fora e sob o capô, estão em boa forma.
O carro avaliado pela revista está listado para venda por uma loja da cidade de Greenwood, no Estado de Indiana. A história que se conta é de que o carro foi encomendado como presente de formatura para um jovem que na verdade desejava um Corvette. O sortudo acabou ganhando o raro Impala SS.
(Foto: Auto Evolution)

Você pode se interessar também por: Fiat revela que terá frota 100% elétrica até 2027 – o que inclui “Novo Fiat Uno”

Em 1961, a Chevrolet equipou o Impala SS com o enorme motor 409 V8. O propulsor fazia parte de uma linha de motores criada pela Chevrolet no final dos anos 1950 para alimentar os caminhões médios e os carros mais pesados que estavam nas pranchetas da montadora. É gigantesco: são 6,7 litros, com os oito pistões em V que geram até 409 cavalos de potencia!

Peça de cultura automotiva

Neste exemplar das fotos, o motor 409 V8 funciona como novo. O hodômetro do carro indica pouco mais de 900 milhas rodadas (cerca de 1.500 km) desde que o projeto de restauração foi concluído – ao que consta, antes de ser colocado à venda, fazia parte de alguma coleção e raramente saía para rodar.
No final das contas, o Chevrolet Impala SS 1961 é um modelo não apenas raro, mas também uma peça genuína da cultura automotiva estadunidense. Dado os baixos números de produção, encontrar outro Impala SS desse ano com o 409 de fábrica sob o capô é bastante difícil, para dizer o mínimo, e isso torna o carro bastante interessante para colecionadores.
Obviamente, não se trata de um carro  acessível a todos. Este Impala SS  1961 pode ser adquirido pela bagatela de US$ 149.000 (quase R$ 800.000), valor que pode ser considerado exorbitante para a realidade do mercado automotivo dos EUA.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar