Uma das principais taxas que os motoristas precisam pagar é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Seu pagamento é obrigatório. No entanto, alguns motoristas estão isentos de pagamento por conta do ano de fabricação do veículo. O Garagem360 fez uma seleção com 4 carros que não pagarão o IPVA 2023.
Uma seleção com 4 carros que não pagarão o IPVA 2023
O pagamento do IPVA é bastante importante. Principalmente quando pensamos que você não pode fazer o licenciamento se ele estiver atrasado. No entanto, alguns veículos não precisam pagar este imposto. A regra muda de acordo com o estado.
Veja aqui alguns carros que não irão pagar o IPVA 2023, de acordo com as regras atuais. São elas:
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- 10 anos = Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima
- 15 anos = Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins
- 18 anos = Mato Grosso
- Carros fabricados até o dia 31 de dezembro de 2000 = Alagoas
- 20 anos = São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul
- Veículos produzidos até 1985 = Santa Catarina
- Redução Progressiva: Minas Gerais e Pernambuco
1 – Chevrolet Cobalt LTZ 2012
Em alguns estados, a regra para isenção do IPVA vale para carros fabricados há 10 anos. Ou seja, os donos de um Chevrolet Cobalt 2012 não precisarão pagar o imposto no ano que vem. Este carro foi lançado no ano anterior (2011) com objetivo de substituir o Astra Sedan. Seu grande atrativo era o porta-malas, que tinha espaço para 563 litros.
Sem falar do bom espaço interno para os passageiros. Sua versão mais completa era a LTZ. Esta vinha com ar-condicionado, airbag duplo, rodas de liga leve e entre outros. O seu motor é o 1.4 8V Flex.
Este podia gerar 102 cv de potência e 13 kgfm de torque. A transmissão era uma manual de cinco velocidades. Segundo a Tabela FIPE, o carro está custando R$ 38.272.
2 – Fiat Stilo Schumacher Season 2006
O Fiat Stilo foi um dos principais hatches médios do nosso mercado durante os anos 2000. E caso você more em qualquer estado que isenta veículos fabricados há 15 anos do pagamento do IPVA, a versão especial Schumacher Season pode ser uma opção interessante. Ela foi lançada no ano de 2006 e é elegível para a isenção do IPVA 2023.
Nele, você encontrará várias homenagens ao piloto de Fórmula 1 alemão, como os adesivos, a plaqueta de identificação e a assinatura do heptacampeão da categoria. Claro, o carro ainda vinha com bancos de couro e teto solar.
Este carro traz debaixo do capô o motor 1.8 16V de 122 cv de potência. A transmissão era uma manual de cinco velocidades. No mercado de usados, você pode encontrar unidades por R$ 21.500.
3 – Toyota Corolla SE-G 2003
Existe um estado onde a sua regra de isenção é exclusiva. Estamos falando do Mato Grosso. No local, são os proprietários de carros com 18 anos de fabricação (ou mais) não precisarão pagar o IPVA 2023, caso a regra se mantenha assim. Neste caso, um carro que entra para a nossa lista é o Toyota Corolla SE-G 2003.
Esta é a nona geração do modelo. E ela ficou bastante famosa por aqui. Na época, seu design era bastante jovial. Sem falar que era sofisticado e oferecia um bom espaço para os cinco ocupantes. A versão citada era uma das mais completas. Atualmente, ele custa R$ 32.059 (Tabela FIPE).
O carro vinha com um motor 1.8 16V movido a gasolina. Ele podia render 136 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. A transmissão era uma automática de quatro velocidades.
4 – VW Passat 2.8 V6 2001
Por fim, falaremos do VW Passat 2001. A quinta geração do modelo, que era um dos mais sofisticados do País, foi lançada por aqui em 1998. Dentre seus atributos, podemos destacar o amplo espaço interno (2.703 mm de entre-eixos). O estado de São Paulo é um dos lugares onde este carro pode ficar elegível isenção do IPVA 2023.
Nestes lugares, carros com mais de 20 anos de fabricação não pagam a taxa. O modelo 2.8 V6 Tiptronic está valendo R$ 20.016 (Tabela FIPE). Este veículo vinha de série com vários itens interessantes, como teto solar e bancos de couro. Debaixo do capô está o motor 2.8 V6 movido a gasolina.
Este podia produzir uma potência máxima de 190 cv e um torque máximo de 26,5 kgfm. A transmissão era uma automática de cinco marchas (Tiptronic).