Cupê ID.5 GTX: VW apresenta seu primeiro SUV elétrico

ID.5 GTX
O Volkswagen ID.5 GTX será mais um SUV elétrico da marca (Foto: Divulgação/VW)

A VW irá mais lançar mais um veículo 100% elétrico. O ID.5 GTX chega para ser o primeiro SUV-cupê com motorização eletrificada. Ele será apresentado durante o Salão do Automóvel de Munique. A lista de atributos vai desde o visual ousado até suas novas tecnologias. Uma delas é a Car2X.

E seu nome já possui bastante história na marca. Do mesmo modo que os modelos GTI, GTD e GTE, a sigla GTX também representa os modelos de alta performance da marca.

ID.5 GTX
Volkswagen ID.5 GTX (Foto: Divulgação/VW)

Cupê ID.5 GTX: VW apresenta seu primeiro SUV elétrico

De acordo com a montadora alemã, o modelo chegará as lojas apenas no ano que vem. E quando chegar, será mais um produto importante para a estratégia de eletrificação da marca. Ela é chamada de Accelerate. Um de seus objetivos é ter uma participação de mais de 70% das entregas de carros 100% elétricos no continente europeu.

ID.5 GTX
Volkswagen ID.5 GTX (Foto: Divulgação/VW)

A marca já disponibiliza três veículos do tipo no Velho Continente. Estamos falando do hatch médio ID.3 e do ID.4, um SUV. Já o ID.6 só é vendido na China. Agora, o ID.5 GTX chega para completar esta família. Uma coisa que todos eles tem em comum é o uso da Matriz Modular de Propulsor Elétrica (MEB). Ela está sendo usada para a produção de outros veículos eletrificados da marca.

Recentemente, a marca divulgou alguma imagens de como ficará o novo VW ID.5 GTX. E o seu visual chama bastante a atenção. O carro será o primeiro SUV-cupê elétrico da fabricante. Suas linhas fluídas lembram muito o Nivus. Mesmo camuflado, já podemos perceber que ele terá um design bastante esportivo.

Faróis

Leia mais: VW Tarok tem data para chegar; modelo deve ser concorrente da Fiat Toro

ID.5 GTX
Volkswagen ID.5 GTX (Foto: Divulgação/VW)
Volkswagen ID.5 GTX (Foto: Divulgação/VW)

Boa parte do visual já são vistas em outros modelos. A grade dianteira, por exemplo, repete os seus irmãos da linha ID. Seu conjunto óptico é formado por faróis de IQ. Light de matriz de LED. Ele também possui uma faixa luminosa na grade. Segundo a Volkswagen, ela “se estreita progressivamente na direção do logotipo da Volkswagen se combina com três fortes elementos iluminados tipo colmeia, tanto do lado do motorista como do passageiro”.

Já a parte traseira traz lanternas de LED com desenho tridimensional. Você pode ver nas fotos que esta parte do carro traz uma barra luminosa que as separam.

Tecnologia de ponta

Volkswagen ID.5 GTX (Foto: Divulgação/VW)

A Volkswagen não divulgou quais serão os itens de série do veículo. Nem mesmo fotos de seu interior. Mas já disse que o novo VW ID.5 GTX terá algumas novidades interessantes.

Os proprietários do veículo poderão não precisarão ir até a uma concessionária para atualizar o software, por exemplo. Isso porque ele será feito de forma remota. Já o Car2X é pensado para a segurança dos passageiros.

Conjunto mecânico

Outros detalhes adiantados pela fabricante de Wolfsburg tem a ver com seu conjunto mecânico. De acordo com a VW, o carro terá dois motores elétricos. O primeiro estará localizado no eixo frontal. Já o segundo ficará no traseiro. Ele também terá tração nas quatro rodas. Entretanto, ainda não se sabe os números oficiais.

Enquanto isso, as bateria de íons de litio ficará posicionada entre os eixos. Segundo a marca, o ID.5 GTX irá ter uma autonomia de até 497 Km.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar