Cumprir prazos de revisões aumenta segurança dos veículos

Manter as revisões do carro em ordem é um dos fatores mais importantes para evitar surpresas durante deslocamentos. Veja alguns itens e prazos.

Manter as revisões do carro em ordem é um dos fatores mais importantes para evitar surpresas durante deslocamentos. Às vezes, o próprio motorista consegue fazer um trabalho de manutenção preventiva para verificar se os itens estão em bom estado.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

“Alguns minutos na hora do abastecimento, por exemplo, já são suficientes para verificar óleo, água e calibração dos pneus e assim garantir o funcionamento normal do carro. Em postos de serviço, podemos inclusive solicitar o levantamento hidráulico para a inspeção de possíveis vazamentos de fluidos na estrutura inferior do veículo”, aponta Marcelo Gama, instrutor do SEST SENAT São Vicente.

Ele ressalta que atender às recomendações do cronograma de revisões previsto pelo fabricante é fundamental para manter as condições adequadas do automóvel. “Não tenha pressa. Tire um tempo para cuidar dos itens importantes do seu veículo”, aponta o instrutor.

Marcelo lembra que parâmetros gerais ajudam a fazer a manutenção, mas eles variam de acordo com o veículo e o seu tempo de uso. Por isso, é muito importante ler o manual do proprietário para conhecer melhor os prazos das revisões.

LEIA MAIS: Recall: Chevrolet Equinox é chamada por falha nos freios
Recall: Mercedes-Benz C 180 é convocado por problema nos cintos de segurança

Confira alguns prazos e itens: 

– A cada 5.000 km: alinhamento da direção e balanceamento de rodas;
– A cada 10.000 km: Óleo do motor e filtros, pastilhas e discos, fluido de freios, bateria, sistema de iluminação e palhetas dos limpadores de para-brisas. Faça também o rodízio de pneus;
– A cada 20.000 km: Inje­ção, ar-condicio­nado, para-brisas, escapamento, sistema hidráulico de freios, suspensão e sistema de arrefecimento;
– A cada 40.000 km: Amortecedores, correias, embreagem e juntas homocinéticas;
– A cada 100.000 km: Sistema de iluminação, escapamento, embreagem e sistema de geração elétrica.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA