Cuidados para pilotar a moto na chuva com segurança
Cuidados para pilotar a moto na chuva com segurança, evitando derrapagens, problemas para a motocicleta e até acidentes. Veja!
Pilotar uma motocicleta exige o máximo de atenção e um bom condicionamento físico. Conduzir motos em situação de chuva forte requer ainda mais habilidade do motociclista e desempenho do veículo, que precisa estar com a manutenção em ordem. Para ajudá-lo a chegar ao seu destino com mais segurança, listamos a seguir algumas recomendações dos cuidados para pilotar a moto na chuva, em parceria com a multinacional japonesa NGK.
Principais riscos da pilotagem de moto em dias chuvosos
De acordo com Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK – empresa especialista em velas e terminais supressivos –, os riscos da pilotagem em dias chuvosos são numerosos e de naturezas variadas. Confira a seguir.
- Falta de visibilidade por parte do motociclista, com o acúmulo de água ou o embaçamento da viseira do capacete, assim como falta de visibilidade dele por parte dos outros veículos e pedestres na via.
- Perda de controle ao passar por filme de água, resíduo de óleo ou tampa metálica, geralmente colocada na via para manutenção, que costuma escorregar bastante quando está molhada.
- Dificuldade de pilotagem em pistas que passaram por processo de recapeamento e fresagem do asfalto antigo, cujas marcas dificultam a pilotagem por “conduzir” o pneu em determinada direção.
- Em pilotagem na estrada, dor no corpo provocada pelo impacto das gotas de chuvas, em razão da velocidade do veículo.
- Aumento da sensação de frio, que pode prejudicar os reflexos do motociclista.
Para a pilotagem ser mais segura em situações de chuva, em especial, uma série de providências precisam ser tomadas pelo motociclista para que a moto não fique ainda mais sujeita a acidentes.
5 dicas para se evitar acidentes ao pilotar a moto na chuva
- Mantenha em dia a revisão da moto – Para evitar riscos nos dias de chuva, a manutenção da moto precisa estar em ordem, visto que o motor, na grande maioria dos modelos, fica exposto e sujeito à ação das intempéries. “A manutenção deve ser criteriosa e observar a vedação contra a umidade de seus componentes para evitar falhas de funcionamento e quebras mecânicas”, orienta Mori. No sistema de ignição, é importante avaliar a vedação dos terminais supressivos, conhecidos como cachimbos de vela. Outros itens fundamentais são os pneus e sistemas de freio, iluminação, suspensão e transmissão.
- Utilize acessórios que protegem da chuva – O motociclista deve sempre utilizar luvas e levar uma capa de chuva específica para o uso em moto, que apresenta melhor vedação, além de possuir faixas refletivas para sua melhor visibilidade. Também é importante usar capacete que tenha sistema de ventilação, para evitar o embaçamento durante a chuva, além botas impermeáveis com o solado mais aderente possível.
- Aguarde a chuva lavar o asfalto antes de sair com a moto – Se não for possível evitar a pilotagem na chuva, a orientação é para que o motociclista aguarde pelo menos 15 minutos antes de sair com a moto. A ideia é esperar para que a chuva lave o asfalto, retirando a primeira camada de detritos, que é a mais escorregadia. Depois desse período, o asfalto está mais limpo e a aderência aumenta, o que diminui os riscos de acidentes.
- Tenha cuidados redobrados durante a pilotagem – Durante a chuva, o motociclista também deve redobrar os cuidados, como reduzir a velocidade da moto e usar sempre o farol baixo – item que já é obrigatório, mesmo durante o dia, para melhorar a visibilidade. Acelerações e frenagens bruscas também devem ser evitadas, em razão do risco de quedas. Os pneus devem estar em condições apropriadas.
- Evite regiões com lama ou tráfego de veículos pesados – A última recomendação é evitar ao máximo regiões com lama, porque nesse tipo de terreno há um risco maior de queda por causa do baixo atrito com o solo. Deve-se também evitar as vias e pistas por onde trafegam ônibus e caminhões, pois os veículos pesados costumam apresentar vazamentos e as pistas podem acumular óleo no asfalto.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.