Carro com mais de 100 mil km rodados: saiba como manter o motor em boas condições

Na hora de escolher um veículo, algumas pessoas optam em comprar modelos usados para economizar. Contudo, quando os motoristas constatam que a quilometragem ultrapassa os 100 mil km rodados a dúvida, que é pertinente, surge.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Cuidados com carro com mais de 100 mil km rodados

A boa notícia é que esse fator não deve ser considerado como fundamental para uma decisão de sim ou não, pois outros quesitos pesam muito, como o número de revisões feitas, cuidados com a parte interna e externa do veículo entre outros pontos.

Claro que, quanto mais usado, maiores são os riscos de falhas mecânicas. Por isso, é importante ressaltar que, tão importante quanto a quilometragem é saber como esse uso aconteceu: se em estrada ou enfrentando o grande congestionamento das cidades.

LEIA MAIS: Uso do freio na descida da serra exige cuidados; veja dicas
Dirigir perto de pedágios exige cuidados especiais; veja os principais

É muito provável que um modelo com alta quilometragem, feita em rodovias esteja em melhores condições do que um menos rodado, que circulou em grandes centros urbanos. Mas, a qualidade de um motor não depende apenas da rodagem ou idade, e sim dos cuidados anteriores.

Embora a revisão de veículos e a reparação de peças seja de extrema importância para garantir a qualidade do veículo, donos cuidadosos farão com que o carro tenha uma longa vida útil e, em alguns casos, em melhores condições comparados a outros com metade da quilometragem.

Confira as dicas do Garagem360 e da Petroplus sobre os cuidados necessários após comprar um carro com mais de 100mil km rodados.

Radiadores

Peça ao seu mecânico de confiança ou a um especialista técnico de alguma concessionária ou centro automotivo que verifique o nível de fluído de arrefecimento no radiador.

Caso o fluido de arrefecimento esteja abaixo do nível ideal ou água tenha sido colocada no reservatório, complete-o com produto adequado ao modelo do veículo, ou substitua a água, que causa corrosão do sistema, pelo aditivo recomendado ao seu carro.

Óleo lubrificante do motor

Para a maioria dos carros, recomenda-se que a cada 10 mil quilômetros rodados os proprietários façam a troca integral do óleo do motor, porém, pode acontecer alguma eventual redução do seu nível, tornando-se necessário que se complete com o mesmo produto que está em uso.

Relembre carros clássicos amados pelos brasileiros

Na galeria especial do Garagem360, relembre alguns carros clássicos amados pelos brasileiros.

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile