Cuidado! “Quilometragem fantasma” pode estar estragando seu carro e você nem sabe
A 'quilometragem fantasma' acontece quando o carro fica parado no trânsito. Entenda por que isso estraga o motor e exige mais manutenção.
A quilometragem fantasma é um problema real para quem pega muito trânsito e pode estar desgastando seu motor agora mesmo. Esse fenômeno acontece quando o carro está ligado, mas parado, e o painel não marca os quilômetros rodados. Acompanhe o Garagem360 e entenda melhor!
O que é a quilometragem fantasma na prática?
Vamos lá, a quilometragem fantasma é fácil de entender. É todo o tempo que o motor do seu carro passa funcionando enquanto as rodas estão paradas. Pense naquele congestionamento pesado de fim de tarde. O motor está ligado. Ele está queimando combustível. O óleo está circulando, esquentando e se contaminando.
A ventoinha liga e desliga. Mas, como o carro não está andando, o hodômetro (o marcador de quilometragem) fica travado no mesmo número. O problema é que o carro está, sim, sofrendo desgaste. O motor continua trabalhando, muitas vezes em marcha lenta. Essa não é a condição ideal de funcionamento para ele.
Por que o motor parado no trânsito sofre mais?
O motor foi feito para funcionar melhor em rotações constantes, como em uma estrada. Nessa situação, o vento que entra pela grade ajuda muito a refrigerar o sistema. No trânsito intenso, o cenário é o oposto. O carro fica em marcha lenta. Ou seja, o ar circula muito menos.
A temperatura geral do motor sobe bastante. Em carros manuais, o motorista usa a embreagem o tempo todo. Em carros automáticos, o câmbio também sofre um desgaste maior nesse “anda e para”.
Todo esse esforço não é medido pelo painel. O dono do carro olha o hodômetro e acha que a manutenção está em dia. Na realidade, o veículo está sofrendo o que as fábricas chamam de “uso severo”.
O que mais sofre com o carro parado?
O desgaste não é registrado na quilometragem, mas ele é real. Nesse sentido, vários componentes importantes do carro sentem o impacto:
- Óleo do motor: o óleo esquenta mais que o normal. Isso pode reduzir sua vida útil e sua capacidade de lubrificação.
- Sistema de arrefecimento: a ventoinha precisa trabalhar muito mais para tentar baixar a temperatura do motor.
- Velas e bicos: a queima de combustível em marcha lenta por longos períodos pode criar mais carbonização.
- Câmbio: em carros automáticos, o “anda e para” constante força o sistema de transmissão.
Como evitar problemas com a quilometragem fantasma?
Se o hodômetro não avisa, como saber a hora certa de fazer a revisão? A resposta está no manual do proprietário. Quase todos os manuais definem o trânsito pesado como “uso severo”. Para quem roda muito em congestionamentos diários, a regra de manutenção precisa mudar.
Se a revisão normal do seu carro é a cada 10.000 km ou 12 meses, o ideal é cortar esse prazo pela metade. Faça a manutenção a cada 5.000 km ou a cada 6 meses, o que vier primeiro. Isso vale principalmente para a troca de óleo, que é vital para a saúde do motor.
A lógica é parecida com a de aviões, que medem a manutenção por horas de voo. Como os carros ainda não fazem isso, o motorista precisa ficar atento. Ficar parado no trânsito conta (e muito!) como desgaste.
Já tinha parado para pensar nisso? Você pega muito trânsito no seu dia a dia? Comente aqui e continue no Garagem360 para mais dicas de manutenção!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.