CUIDADO: Esses detalhes podem fazer você perder a sua CNH provisória
Antes da primeira habilitação o(a) motorista precisa passar por adaptação com uma CNH provisória. Veja o que pode te fazer perdê-la.
Antes da tão sonhada primeira habilitação o(a) motorista precisa passar por um período de adaptação, quando é autorizado a dirigir com uma CNH provisória.
No entanto, é nesse momento que muitos comentem erros simples que podem fazer um longo esforço ir por água abaixo.
CNH provisória e suas ”armadilhas”
A proposta para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é muito clara e faz todo o sentido:
Expor o condutor iniciante a um período de adaptação para que ele(a) se confirme capaz e então adquira a CNH definitiva.
Pelo menos esse é o conceito por trás do processo de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que organiza o procedimento em todos os estados do território nacional.
No entanto, há quem discorde do modo como o órgão pauta o processo de habilitação dos condutores no país, sobretudo em relação a iniciação no trânsito.
Assim, para muitos a Permissão Para Dirigir (PPD) não faz sentido, uma vez que ao passar nos exames prático e teórico ministrados pelo próprio Detran, o condutor já se mostra apto ao trânsito.
Além disso, outra característica que causa verdadeiro pavor nos motoristas iniciantes com a PPD é o rigor com que as possíveis infrações são avaliadas.
Fatores que podem fazer você perder sua PPD
Provavelmente você se lembra desse período em que por um ano dirigiu com cuidado mais do que redobrado para não dar nenhum tipo de brecha e não sofrer punições.
Diferentemente do sistema de CNH definitiva onde o motorista tem uma ”cota” de pontos e não pode ultrapassá-la, com a Permissão Para Dirigir, o condutor não pode repetir infrações médias ou cometer violações grave e gravíssima.
Em outras palavras, isso significa que o candidato a CNH definitiva só pode ser autuado em faltas de caráter leve e reincidir, no máximo, em natureza média, no período de um ano.
Desta forma, durante o período em posse da PPD, o motorista eventualmente multado, terá que arcar apenas com o valor da(s) multa(s), não havendo pontuação.
Algumas das infrações que podem ”pegar” os motoristas novatos e barrar a chance de uma CNH definitiva são: excesso de velocidade e ”rachas”, dirigir sem documentação regularizada ou cinto de segurança e sob o efeito de álcool.
Este último fator é o que causa mais preocupação, já que a faixa-etária que mais utiliza a PPD são os jovens e as consequências da mistura de álcool e volante são tragicamente conhecidos.
Caso o motorista consiga se manter nas rédeas durante esse tempo, estará aprovado para receber sua habilitação definitiva e se adequar ao sistema convencional de pontuação.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.