Atenção com a calibragem dos pneus

Para saber a quantidade ideal de libras, é preciso consultar o manual do proprietário

Falta de aderência na pista, aumento no risco de acidentes e chance de amassar as rodas. Estas são apenas algumas das situações que podem ocorrer se o motorista estiver dirigindo com os pneus murchos ou cheios demais. “A calibragem deve ser feita, pelo menos uma vez por semana ou, no máximo, a cada dez dias”, orienta Luiz David Rodrigues, vendedor da Pneus Douglas, de São Paulo.

Se estiver muito cheio, os pneus se desgastam mais rapidamente no centro. No caso de estarem murchos, as laterais é que serão afetadas e acabarão se deteriorando prematuramente. Além disso, a calibragem errada pode amassar as rodas e reduzir a estabilidade e a aderência do carro na pista.

Antes de encher os pneus, porém, o motorista deve escolher um local que seja próximo de sua residência e dirigir até lá em velocidade reduzida para não esquentá-los durante o trajeto, já que se estiverem aquecidos eles não mostrarão a real quantidade de libras que possuem, impossibilitando o enchimento correto.

No local escolhido é importante saber as especificações antes de solicitar o serviço. “Nunca confie plenamente na quantidade de libras que o funcionário do posto vai te indicar. Eles podem se basear por um carro semelhante ao seu. Por exemplo, o Toyota Corolla e o Honda Civic são parecidos, mas os pneus têm medidas diferentes”.

Manual do proprietário

Para saber a pressão que deverá ser aplicada, basta consultar o manual do veículo. Em alguns carros, um adesivo com esse dado é colado no vidro da frente ou na tampa de combustível. O manual também mostra a quantidade de libras que deve ser aplicada caso o carro esteja pesado. O estepe jamais deve ser esquecido, mas de acordo com Luiz, na calibragem pode-se colocar uma ou duas libras a mais para evitar que esteja murcho quando precisar ser utilizado. Essa medida, no entanto, é opcional.

Não há multa por dirigir com os pneus mal calibrados, no entanto o Código de Trânsito Brasileiro prevê punição para o motorista que for autuado conduzindo um veículo cujos pneus estão em mau estado de conservação. A infração resulta na perda de cinco pontos na carteira nacional de habilitação e pagamento de R$ 127,69.

Abaixo você confere a quantidade de libras para alguns carros vendidos no Brasil:

Fiat Palio Fire Economy: – pneus 165/70R13 79T ou 175/65R14 82T (*)
Com carga média: 28 libras nos pneus dianteiros e nos traseiros
Com carga completa: 32 libras nos pneus dianteiros e nos traseiros
Estepe: 32 libras

Fiat Strada Adventure 1.8 – pneus 205/70R15 96T ou 205/60R16 92H
Com carga média: 28 libras nos pneus dianteiros e nos traseiros
Com carga completa: 28 libras nos pneus dianteiros e  36 nos traseiros
Estepe: 36 libras

Fiat Siena 1.4 – pneus 175/65R14 82T
Com carga média: 28 libras nos pneus dianteiros e nos traseiros
Com carga completa: 31 libras nos pneus dianteiros e 34 libras nos traseiros.
Estepe: 34 libras

Hyundai i30 1.4 – pneus 185/65R15
Com carga média: 32 libras nos pneus dianteiros e nos traseiros
Com carga completa: 35 libras nos pneus dianteiros e 38 libras nos traseiros.
Estepe: não informado no manual

Ford Ecosport 2010 2.0 – pneus 205/65 R15 94 T/H
Com carga média: 30 libras nos pneus dianteiros e nos traseiros
Com carga completa: 30 libras nos pneus dianteiros e 35 nos traseiros
Estepe: não informado no manual

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
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