CRLV será obrigatório em MG a partir de 2022; saiba mais
A partir de 2022, o porte do CRLV, em Minas Gerais, voltará a ser obrigatório após o término do estado de calamidade pública em 31/12.
A partir do próximo ano, os condutores de Minas Gerais deverão circular com o CRLV com licenciamento de 2021, seja impresso ou digital. Entenda os detalhes e aprenda como obter o CRLV Digital!
CRLV volta a ser obrigatório em Minas Gerais a partir de 2022
No último dia 7 de dezembro, terça-feira, o governo do estado de Minas Gerais, publicou em nota de esclarecimento que, a partir de 2022, os condutores deverão obrigatoriamente circular com o CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento, o documento de licenciamento anual de veículos, com a vigência de 2021.
A nota explica que, com o encerramento do período de calamidade em saúde pública em 31 de dezembro desse ano, e com o fim da Portaria nº 584, de 25 de junho de 2021, que suspendeu a exigência do CRLV 2020 no corrente ano, a partir de 2022, será obrigatório apresentar o CRLV licenciado em 2021. Importante destacar que, nesse caso, os documentos impressos e digitais possuem a mesma validade.
Dessa forma, com o encerramento da portaria citada, os condutores ao circular no estado devem portar os seguintes documentos:
- Certificado de Registro e Licenciamento do exercício 2021 ou 2022, no formato impresso ou digital;
- Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC, Permissão para Dirigir – PPD ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH, no formato impresso ou digital.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Conforme já informado pelo Garagem360 em reportagens anteriores, o porte do documento pode ser dispensado, caso o agente de fiscalização tenha condições de pesquisar as informações através de um sistema informativo.
No entanto, recomenda-se que o condutor sempre dirija com os documentos, sejam eles impressos ou digitais, para que em uma eventualidade, onde o agente de trânsito não consiga realizar a consulta, não hajam problemas maiores.
- O Garagem360 também já ensinou como baixar o CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, de forma digital no aplicativo da Carteira Nacional de Trânsito, o CDT, confira o processo no vídeo a seguir:
Não é necessário apresentar o comprovante de pagamento do CRLV no momento da abordagem
Durante o momento da blitz, não é necessário apresentar os comprovantes de pagamento do licenciamento de 2021. Apenas será necessário apresentar os documentos solicitados, tanto a CNH quanto o CRLV.
Conforme explica o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública, Lucas Estevam, caso os proprietários de veículos tenham alguma dúvida sobre a situação de seu veículo, acessem o site do Detran-MG para verificar se há débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), do Seguro Obrigatório, se vigente, da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e de possíveis multas.
Se houver débito ou irregularidade no cadastro do veículo na base de dados do Detran, o CRLV não será emitido. Para consultas sobre veículos, incluída a informação sobre os motivos do não licenciamento, visite www.detran.mg.gov.br , “consulta situação do veículo”.
Com informações: Prefeitura de Divinópolis, MG e Detran-MG
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.