CRLV Digital: Passo a passo em vídeo para baixar e acessar o licenciamento

CRLV Digital: Passo a passo em vídeo para baixar e acessar o licenciamento
Veja o passo a passo da CRLV Digital. Foto: Detran.SP

Já falamos aqui no Garagem360 sobre a importância de licenciar o veiculo, além da necessidade e possibilidade de baixar e acessar o CRLV Digital. E para facilitar o processo, preparamos um passo a passo para baixar e acessar o licenciamento, ou seja, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e). E com a aproximação do Licenciamento 2022 para todo o país, vale assistir a seguir!

CRLV Digital: Como baixar e acessar emissão do licenciamento (CRLV-e)

A importância de portar o CRLV-e

Primeiramente, vale saber que o CRLV-e é um procedimento regulamentado por meio da Deliberação 180. Além disso, o licenciamento é algo obrigatório no Brasil, bem como portar o documento. E, por meio do passo a passo que vimos no vídeo, é possível circular sem o documento em papel. Isso porque todas as informações do antigo CRLV físico estarão no seu celular, certo?

Bem, assim como a CNH, dirigir sem portar o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV)  resulta em infração leve e pode incidir em multa definida pelo artigo 232 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). A multa por não portar o CRLV pode não ser aplicada de acordo com a análise / relatório do agente de trânsito.

Pela nova lei, foi introduzido o parágrafo único do artigo 133 do CTB, que permite o porte do CRLV-e, ou seja, substituir o documento físico pelo digital:

“CTB, art. 133. É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual. Parágrafo único. O porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado” .

Foto: Governo do Estado do Tocantins

CRLV Digital

Por fim, o CRLV Digital pode ser aberto pelo celular ainda que ele esteja off-line, ou seja, sem internet. Também, de acordo com o Governo Federal e ao que vimos no vídeo, é preciso se atentar para o funcionamento do smartphone. Isso porque, para efeitos de fiscalização, caso o aparelho de telefone celular estiver descarregado, o condutor será considerado sem o porte do CRLV. Assim, se preferir, é possível também ter a versão impressa emitida sem custo.

Em caso de dúvidas é possível contatar o telefone: 0800 728 2324.

 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar