Com o fim do estado de calamidade pública por causa da pandemia de Covid-19, Minas Gerais passou a exigir, desde o início deste mês, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao ano de 2021, no formato digital ou impresso, para comprovar a regularidade dos veículos em circulação. Saiba mais.
Governo mineiro havia ampliado a validade do CRLV de 2019 devido à pandemia
Com isso, a partir de agora, durante fiscalizações os motoristas não precisam mais apresentar os comprovantes de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), conforme destaca o diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Eurico da Cunha Neto.
Por causa da pandemia, o governo do Estado havia ampliado a validade do CRLV de 2019 e suspendido a obrigatoriedade do documento dos anos seguintes. O período de vigência do estado de calamidade pública encerrou-se no dia 31 de maio, resultando o fim dessa suspensão.
VEJA TAMBÉM
“Durante as abordagens ao condutor, a fiscalização de trânsito observa os documentos de porte obrigatório, que são o CRLV e a habilitação, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento das taxas e tributos”, explica Cunha Neto.
Desde agosto do ano passado, o documento não é mais emitido em papel moeda e enviado aos endereços dos proprietários. Agora, o CRLV é disponibilizado na versão digital, para impressão em papel comum, ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Como regularizar o licenciamento atrasado em Minas Gerais
Os proprietários de veículos que ainda não possuem o CRLV de 2021 devem acessar o site do Detran para verificar se há débitos de IPVA, seguro obrigatório, taxa de renovação do licenciamento anual do veículo e eventuais multas.
Uma das condições para licenciar o veículo é exatamente não possuir impostos e taxas obrigatórias em aberto.
A renovação do CRLV ocorre automaticamente com o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).
Para efetuar o pagamento da TRLAV, qualquer pessoa, cliente ou não, deve procurar uma agência dos bancos credenciados – Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, BMB, Sicoob, e Caixa Econômica Federal, incluindo casas lotéricas – e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores(Renavam) contido no respectivo CRLV. As instituições bancárias estão aptas a calcular os acréscimos legais devidos após o vencimento.
Paga a TRLAV, o novo documento poderá ser acessado por meio do aplicativo CDT, do portal de serviços do Denatran ou do site do Detran-MG.