Crise na Uber: motoristas e usuários voltam a reclamar do aplicativo

Os últimos meses não foram muito fáceis para os usuários de serviços de transporte por aplicativo, incluindo verdadeiros casos de crise na Uber.

Vários reclamaram que as tarifas aumentaram e que as viagens estavam sendo canceladas. Os motoristas também fazem reivindicações. E as reclamações contra a Uber voltaram a acontecer depois de mudanças realizadas no aplicativo. Veja detalhes.

Uber
Mudanças realizadas pela Uber não foram bem aceitas por passageiros e motoristas (Foto: Dan Gold/Unsplash.com)

Motoristas e usuários da Uber reclamam de mudanças realizadas pela empresa

Esta é uma solução de mobilidade que chegou por aqui na década passada. O serviço de transporte por aplicativo da Uber começou a operar no Brasil no ano de 2014. Hoje em dia, ele já está presente em diversas cidades do País. Lembrando que a empresa também oferece outros serviços, como o UberEats.

VEJA TAMBÉM

Mas hoje iremos focar no transporte de passageiros. A Uber anunciou novidades importantes em seu aplicativo recentemente. Primeiramente, ela passou a exibir o preço e o local de destino de uma viagem antes dela ser aceita. Isso era um pedido antigo dos motoristas parceiros.

Além disso, foram feitas mudanças na tarifa dinâmica. No entanto, de acordo com o portal UOL, as medidas não estão agradando motoristas e passageiros.

Motoristas

Foto: Pixabay.com

No primeiro caso, o presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo de São Paulo (AMASP), Eduardo Lima de Souza, disse ao site que os motoristas estão reclamando de terem um ganho menor e que os mesmos estão divididos quando se fala das mudanças da tarifa dinâmica.

“A corrida cobrada por valor fixo [outra novidade] também está gerando divisão na classe. Na prática, acontece o seguinte: a plataforma calcula um preço fechado para o destino, ou seja, se o passageiro pedir para ir por um outro caminho ou o trânsito piorar, não há acréscimo no valor.

Para alguns, vale mais a pena trajetos mais longos, para outros, a mudança faz com que as corridas curtas sejam mais interessantes, pois há menos risco de andar mais pelo mesmo preço”, disse Souza ao portal UOL.

Lembrando que esta não é mais em forma de multiplicador. O crescimento do preço passou a ser mostrado com valores fixos. É importante lembrar que o valor dependerá de alguns fatores. Além desta questão, outra queixa dos motoristas é o valor repassado pelas empresas.

“A principal reclamação é que a empresa está ficando com mais de 50% das corridas. Cobram mais caro do passageiro, mas repassam menos para o motorista. O trabalhador ganha o mesmo desde 2016, mas as corridas de aplicativo estão entre os itens que mais encareceram nos últimos dois anos”, comenta o presidente da AMASP.

Passageiros reclamam das mudanças

Uber
Foto: Pixabay.com

Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, os usuários de serviços de transporte por aplicativo vem reclamando do aumento do valor da tarifa e dos cancelamentos. E as novas mudanças recentes não agradaram eles também.

O site conta que as pessoas estão com dificuldades para conseguir uma corrida. Ainda mais quando falamos de viagens mais curtas e baratas. Nathália Rocha, que vive na cidade de Vitória-ES, fala em momento mais crítico desde o lançamento da Uber.

“O preço mudou, claro, por conta dos aumentos dos insumos, mas a principal questão é a redução da qualidade do serviço. Virou padrão esperar mais de 30 minutos por um carro, e quando tem corrida barata eles normalmente não aceitam.

Por conta disso, estou recorrendo a outros aplicativos que não usava antes”, disse a publicitaria.

Esta questão de não conseguir viagens curtas não chega a ser uma coisa nova. Isso já vem acontecendo há um certo tempo. Há também quem reclamee do valor da tarifa dinâmica. Agora, falando do caso da bancária Renata Zucchi, ela teve problema com uma viagem considerada normal.

“Dois motoristas cancelaram, e o que aceitou escreveu por mensagem no aplicativo que para ele não valia a pena a corrida, só se eu pagasse por fora. No APP, a corrida era R$ 90,00, ele queria que eu pagasse para ele R$ 150,00”, disse Renata em entrevista à repórter Paula Gama.

O que a Uber diz sobre o assunto?

Uber
Foto: Pixabay.com

Ao ser questionada pela reportagem sobre a nova função, a Uber disse que ela passou por testes e aprimorado depois dos mesmos.

Agora, sobre a retenção de mais de 50% dos valores cobrados pelas corridas, a empresa diz que ela não faz isso e que a taxa de serviço cobrada dos motoristas pela intermediação de viagens não teve mudanças. No entanto, ela não diz o quanto o sistema retém.

“”A informação não procede. Não houve nenhuma mudança na taxa de serviço cobrada dos motoristas parceiros pela intermediação de viagens.

No passado, essa taxa era fixa em 25%, mas desde 2018 ela se tornou variável para que a Uber tivesse maior flexibilidade para usar esse valor em descontos aos usuários e promoções aos parceiros. Como esse percentual não é fixo, podem surgir dúvidas porque em algumas viagens ele pode ser maior e em outros pode ser menor.

É por isso que todos os motoristas parceiros ativos recebem semanalmente, por e-mail, um compilado sobre os seus ganhos que mostra precisamente o quanto ele pagou de taxa Uber naquela semana”, diz a Uber em resposta ao UOL.

Com informações do UOL

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar