Crise na Stellantis? CEO da marca dona da Jeep, Fiat e Critroën pede demissão
Crise na Stellantis: entenda os motivos pelos quais o CEO pediu demissão e veja os próximos passos da marca no cenário americano
A Stellantis, marca dona da Jeep, Fiat e Critroën, teve uma importante baixa no final de 2024. Isso porque, o português Carlos Tavares pediu demissão do cargo. O comunicado foi divulgado de forma oficial no último domingo (1º) pelo Conselho administrativo da fabricante.
Entenda o momento turbulento da Stellantis
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Após um acordo, Carlos Tavares deixou o cargo de CEO da marca;
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Segundo a companhia, o seu substituto só será nomeado no primeiro semestre do ano que vem;
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Apesar do motivo da saída do executivo não ter sido divulgado, especula-se que a decisão foi influenciada pela baixa performance da Stellantis nos Estados Unidos.
“O sucesso da Stellantis desde sua criação tem sido enraizado em um perfeito alinhamento entre os acionistas referenciados, o conselho e o CEO. No entanto, nas últimas semanas têm surgido diferentes pontos de vista, que resultaram na decisão de hoje”, destacou Henri de Castries, diretor sênior independente do grupo.
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Desempenho da Stellantis em terras americanas é preocupante
Ao analisar os três primeiros trimestres deste ano, percebe-se uma queda de 19,8% nas vendas de todas as marcas da companhia. Esses dados, que comparam o mesmo período de 2023, engloba todas as marcas da Stellantis na terra do Tio Sam.
O cenário é ainda pior quando analisamos as marcas que foram fundadas em solo americano. Uma delas é a Dodge, que teve uma queda de 43%. Já na Chrysler, o prejuízo foi ainda maior: uma baixa de 47%.
Além disso, Tavares, que era o outro membro da fusão com a americana FCA (Fiat Chrysler), foi bastante criticado nos últimos meses. O motivo é que ele não tinha a experiência adequada para reerguer a Stellantis nos Estados Unidos.
Também vale citar a queda de outras duas marcas importantes, como Jeep e Ram. Por causa disso, os lucros da montadora tiveram uma baixa. Até o momento, calcula-se uma queda de 38% menor do que no final do ano passado.
Como está a performance da Stellantis no Brasil?
A Stellantis, desde quando foi fundada em 2021, ocupa a primeira posição no mercado. Para se ter uma ideia, ela preenche 30% do segmento de veículos leves. Isso, é claro, levando em consideração os resultados de todas as marcas.
Quais serão os próximos passos da Stellantis?
Em comunicado oficial divulgado à imprensa, a Stellantis informou que um Comitê Executivo Interino (“CEI”) será responsável pela marca em nome do Conselho de Administração. A presidência será de John ELKANN.
De acordo com a Stellantis, a estrutura da empresa pelos próximos meses seguirá da seguinte forma:
Nome | Área de Atuação |
---|---|
Arnaud DEBOEUF | Manufacturing and Supply Chain |
Xavier CHÉREAU | Human Resources and Heritage |
Ned CURIC | Engineering and Technology, Software and Free2move |
Antonio FILOSA | America’s (North and South America) Regions, Chrysler, Dodge, Jeep®️, Ram, and the Design North America organization, including Maserati Design |
Beatrice FOUCHER | Planning |
Jean-Philippe IMPARATO | Enlarged Europe, Pro One, and Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS, FIAT, Lancia, Opel and Peugeot. The Design Europe organization will also report to this position. |
Douglas OSTERMANN | Finance |
Maxime PICAT | Purchasing and Supplier Quality and the regions of Middle East & Africa, India & Asia Pacific, and China together with Leapmotor International. |
Philippe DE ROVIRA | Affiliates |
Bertrand BLAISE | Communications and CSR |
Olivier BOURGES | Customer Experience |
Giorgio FOSSATI | General Counsel |
Santo FICILI | Maserati, além da Alfa Romeo |
Olivier FRANÇOIS | Marketing para além da FIAT, Abarth e DS |
Clara INGEN-HOUSZ | Public Affairs |
Richard PALMER | Special Adviser do Presidente e consultor da equipe de liderança |
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