Crise na BYD acende alerta com queda histórica nas vendas na China

Uma crise na BYD? A gigante chinesa registrou sua primeira queda trimestral de vendas desde 2020. Entenda os números.

Alerta vermelho! Uma crise na BYD parece ter se instalado na China, pois a gigante registrou sua primeira queda nas vendas trimestrais desde o ano de 2020. Acompanhe o Garagem360 e entenda os detalhes por trás desses números que movimentaram o mercado automotivo global.

Os números da crise na BYD

A princípio, o Grupo BYD vendeu um total de 1.105.591 veículos em seu mercado doméstico durante o terceiro trimestre de 2025, o que representa uma queda de 2,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

crise na BYD
Foto: Divulgação / BYD

 

Embora pareça pouco, este é um marco negativo importante. Conforme os dados oficiais divulgados pela empresa, é o primeiro recuo trimestral da montadora em mais de quatro anos.

Analisando apenas o mês de setembro, o cenário foi ainda mais desafiador. As vendas caíram 5,9%, mostrando uma perda de ritmo nos últimos meses.

A marca principal do grupo, que leva o nome BYD, foi a que mais puxou os números para baixo, com um recuo de 4%.

O que explica essa queda nas vendas?

A principal razão para a queda está na mudança de comportamento do consumidor chinês. As vendas de veículos híbridos plug-in (PHEV), que por muito tempo foram o carro-chefe da empresa, amargaram uma queda expressiva de 23,7%. Esse número mostra um forte sinal de desaceleração para essa tecnologia no mercado local.

Por outro lado, nem tudo foi negativo. No mesmo período, as vendas de carros 100% elétricos (BEV) da BYD cresceram 31,4%.

Isso indica que, embora a empresa tenha perdido espaço nos híbridos, ela continua ganhando força no segmento de elétricos puros, que é o futuro do setor.

Nem tudo é negativo: submarcas e exportações em alta

Apesar do sinal de alerta no mercado interno, a BYD tem motivos para comemorar em outras frentes. As exportações globais da montadora dispararam, com 232.806 carros enviados para fora da China no terceiro trimestre.

Crise na BYD
Foto: Divulgação / BYD

 

O número representa um crescimento impressionante de 146,4% em relação ao ano passado. Além disso, as marcas de luxo e de nicho do grupo ajudaram a evitar um resultado pior em setembro, mostrando que a estratégia de diversificação está funcionando.

O desempenho das submarcas em setembro

  • Fang Cheng Bao: focada em SUVs robustos, suas vendas avançaram 345%;

  • Denza: marca de luxo, cresceu 20,5%;

  • Yangwang: a divisão de supercarros, viu suas vendas aumentarem 145%.

Portanto, o momento da BYD é de transformação. A “crise” se concentra nos modelos híbridos mais antigos dentro da China, enquanto a expansão internacional e os novos segmentos de elétricos e carros de luxo mostram que a gigante está se adaptando rapidamente aos novos desafios.

Comente aqui embaixo: como enxerga o futuro da BYD?

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.