Crise dos semicondutores vai acabar em 2022, diz estudo

Segundo especialista, a crise dos semicondutores que atinge o mercado automotivo deve durar até o segundo semestre de 2022, veja detalhes.

Escassez de semicondutores na indústria automobilística pode se normalizar no segundo semestre de 2022 – é que que avalia um estudo feito pela consultoria Bain. Além disso, segundo a consultoria, a capacidade de produção global de veículos leves deve ter uma redução de 4 milhões de unidades em 2021. Saiba mais a seguir!

Crise de semicondutores deve durar até o segundo semestre de 2022

Crise de semicondutores deve durar até o segundo semestre de 2022 (Foto: Divulgação / VW)

Crise de semicondutores deve permanecer até o segundo semestre de 2022 *

A escassez da cadeia global de semicondutores na produção de chips e componentes eletrônicos que atinge a indústria automobilística deve começar a se normalizar a partir do segundo semestre de 2022. É o que estima um estudo realizado pela Bain & Company. Segundo a consultoria, o setor automotivo deve sofrer perdas de receita na ordem de US$ 60 bilhões até o fim deste ano em razão da falta de componentes no processo de produção.

Segundo a Bain, o mercado global de semicondutores movimentou mais de US$ 450 bilhões em 2020, sendo que 70% desse montante foi originado da indústria eletroeletrônica, na produção de dispositivos como computadores e smartphones. A indústria automobilística, por sua vez, foi responsável por apenas 10%.

Segundo Carlos Libera, sócio da Bain & Company, dado um cenário futuro de aumento de capacidade na produção de semicondutores, é esperado que a situação para as montadoras volte a um ritmo de normalidade a partir do segundo semestre de 2022.

“A indústria automotiva representa uma parcela menor na demanda por semicondutores, sendo responsável por apenas 10% da receita dos fabricantes de chips. Logo, espera-se que a alocação de capacidade se normalize com mais velocidade em relação a outros setores”, afirma.

A Bain ressalta, entretanto, que existem problemas estruturais dentro da fabricação de semicondutores, com gargalos sensíveis ao longo de toda a sua cadeia, que podem resultar em novos efeitos de escassez.

Crise de semicondutores deve durar até o segundo semestre de 2022

Setor teve a produção de veículos impactada devido a falta de semicondutores (Foto: Divulgação / VW)

“É importante que a indústria automobilística se antecipe a eventuais rupturas no futuro, sobretudo na maneira como ocorre o planejamento na sua cadeia de suprimentos – seja do ponto de vista de armazenagem de estoques ou de maior aproximação com os fornecedores”, destaca Libera.

Crise de semicondutores deve durar até o segundo semestre de 2022

Estudo avalia três possíveis cenários para o próximo ano (Foto: Divulgação / VW)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

O estudo da Bain ressalta que a produção global de veículos leves deve ter uma redução de 4 milhões de unidades em 2021 em comparação com as previsões anteriores, de dezembro de 2020. A consultoria trabalha com alguns cenários do impacto do mercado de chips e de semicondutores na indústria automobilística global nos próximos meses. Dentre eles estão:

Cenário mais otimista: Diminuição da demanda de semicondutores em dispositivos eletrônicos, como placas de vídeo, smartphones e computadores pessoais, se comparado com o pico observado durante a pandemia da covid-19, redirecionando a capacidade para a indústria automobilística ao longo do quarto trimestre do ano.

Cenário base: Demanda permanecendo alta por indústrias não-automotivas, atrasando a transição da capacidade de fornecimento de semicondutores para a indústria automobilística até o segundo trimestre de 2022

Cenário menos otimista: A falta de semicondutores seguirá impactando a produção de veículos leves até o terceiro trimestre de 2022; o volume perdido de produção não será recuperado antes desse período.

*A avaliação é do estudo da Bain 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA