Crise da Uber: motivo pode ser baixo número de motoristas para cada passageiro

De acordo com dados da agência Elite Motoristas, até o final de 2021, a quantidade de motoristas ativos da Uber era de 556 mil na cidade de São Paulo *. Pode parecer muito, mas na verdade não é. Isso porque se formos considerar a cidade de São Paulo (SP), a média, conforme o mesmo levantamento e o mesmo período, é de aproximadamente 1 motorista para 22 passageiros que buscam por uma corrida.

Esses referenciais podem explicar a demora e o cancelamento de corridas – ocasionados também pelas taxas do app e pela alta corrente dos combustíveis. Saiba mais.

(Foto: Freepik)

Crise da Uber: motoristas em falta e casos no Procon

Ter apenas 1 motorista para mais de 20 usuários (em SP – capital) também ocasiona problemas para a Uber. Por exemplo, alguns casos que chegaram a parar no Procon – SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), além de órgãos de defesa de outros Estados.

(Foto: Divulgação)

Tempo de espera e excesso de cancelamentos

O excesso de cancelamentos e tempo muito grande de espera por uma corrida desde meados de 2021 são os dois maiores problemas que a empresa enfrenta – tanto na cidade de São Paulo como em outras regiões do Brasil. De acordo com a Elite Motoristas, a crise da Uber pode ter como um dos motivos o baixo número de motorista para os usuários que necessitam do serviço.

Além disso, quem trabalha com o transporte por app explica estes problemas com o baixo valor repassado pela empresa somado ao alto preço dos combustíveis.

Os motoristas do app também alegam que, desde 2014 (quando a Uber adentrou no Brasil), os combustíveis aumentam, outras despesas idem. As tarifas pagas por estes motoristas à empresa também aumentam desde então.

Dessa forma, motoristas alegam cancelar corridas, a fim de evitar prejuízos. E, como resultado, os passageiros acabam esperando muito tempo para conseguirem embarcar.

(Foto: Freepiik)

Por fim, conforme a Elite Motoristas, a situação não tende a melhorar e até pior agora em 2022 – haja vista que muitos motoristas decidiram abandonar este tipo de trabalho e passageiros estão, novamente, optando por táxi ou mesmo transporte público – de acordo com matérias já divulgadas aqui no Garagem360.

Foto: Uber

*A reportagem procurou a Assessoria de Comunicação da Uber no dia 17/03/2022 para confirmação e atualização dos dados citados. Até o momento não houve resposta.

Com informações de Elite Motoristas 

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile