Crescem os furtos de celular em carros de aplicativo: como se proteger

Veja algumas medidas de segurança durante viagens em carros de aplicativo
Veja algumas medidas de segurança durante viagens em carros de aplicativo (Foto: Freepik)
publicidade

A rotina de crimes e insegurança ainda é um cenário comum nas grandes cidades brasileiras. Para método de comparação, de acordo com os dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), o percentual de roubos e furtos de celular cresceu 87% no Rio de Janeiro. Veja algumas dicas para se proteger seu aparelho dos furto em carros de aplicativo.

sinais do carro
( Foto: SAE Brasil)
publicidade

Celulares em foco: veja algumas medidas de segurança para evitar furto em carros de aplicativo

É frequente o número de casos de pessoas que relatam assaltos e roubos durante o trânsito nas grandes cidades. Durante congestionamentos, onde o veículo está preso no trânsito, criminosos, geralmente de moto, abordam vítimas desprevenidas e levam o que podem.

No Rio de Janeiro, por exemplo, um passageiro que estava a bordo de um carro de aplicativo durante uma corrida, foi assaltado enquanto voltava para casa.

VEJA TAMBÉM

O professor Alexandre Almeida, de 44 anos, foi uma das pessoas que vivenciaram de perto o momento de tensão.

publicidade

Ele lembra que durante a viagem pegou o smartphone por alguns instantes apenas, quando foi surpreendido pelo assaltante na janela que anunciava o crime.

“Você não consegue nem saber quem foi, é tudo muito rápido. Demorei um pouco até a entender do que se tratava, embora ele tenha gritado “perdeu”, seguido de um xingamento.” Comentou Alexandre.

publicidade

Para ele, o que chamou a atenção foi justamente a luz da tela do celular, porque a ação foi muito imediata.

Quem acredita que a ação é um caso isolado, está enganado. Geralmente, a prática acontece exatamente como relata Alexandre, de noite e de forma rápida.

Veja algumas medidas de segurança durante viagens em carros de aplicativo
Veja dicas de segurança durante viagens de carros em carros de aplicativo (Foto: 99)
publicidade

Para método de comparação, de acordo com os mais recentes dados do Instituto de Segurança Pública, o ISP, o número de roubos e furtos de celular cresceu 87% no estado, ao comparar os dados do primeiro bimestre de 2021, com o mesmo período de 2022.

Entre os meses de janeiro e fevereiro desse ano, foram registradas 3.969 ocorrências dessa prática no estado, contra as 2.213 relatadas em 2021.

Algumas práticas podem aumentar a segurança durante as viagens em carros de aplicativo

Infelizmente, todos estão sujeitos a passar por ações como a que Alexandre passou. No entanto, adotar algumas práticas pode fazer com que as chances diminuam.

publicidade

A primeira dica é se manter atento durante todo o trajeto. Nunca se distraia 100%, ou fique de fones de ouvido. A atenção pode evitar situações indesejadas.

Além disso, evite mexer no celular e deixar bolsas e quaisquer outros objetos de valor a mostra.

O ideal é manter os aparelhos eletrônicos guardados. Em casos de bolsas, malas e mochilas, dê preferência para deixá-los no chão do carro, onde a visibilidade de quem está do lado de fora é comprometida.

publicidade

Outra dica importante é não andar com os vidros totalmente abertos. O ideal é mantê-los fechados e utilizar o ar-condicionado. Quando não for possível, não deixe os mesmos totalmente rebaixados. A prática torna quem está dentro do veículo mais vulnerável.

Por fim, em situações onde não é possível evitar o assalto, lembre-se de sempre manter a calma. O nervosismo nessas horas pode colocar a sua integridade física em risco.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Veja algumas medidas de segurança durante viagens em carros de aplicativo
Evite mexer no celular durante as corridas (Foto: 99)
publicidade

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar