Estudo revela dado PREOCUPANTE sobre roubos e furtos de automóveis em São Paulo

A Ituran, empresa de rastreamento veicular, fez um levantamento com base no balanço mais recente da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. Segundo o estudo, o número de roubos e furtos de automóveis, motos e comerciais leves aumentou 12,7% nos  dois primeiros meses de 2023. 

furto de carro
Roubos e furtos de automóveis cresce no estado de São Paulo. Foto: Freepik

Cresce número de roubos e furtos de automóveis

No primeiro bimestre do ano foram registrados 20.760 casos de roubos e furtos de veículos, ante 18.418 no primeiro bimestre do ano passado. A média diária também aumentou, com 352 ocorrências em fevereiro de 2023 contra 317 no mesmo mês do ano anterior. Um aumento de 11,3%. 

Um dos principais motivos para o aumento é o consumo de peças usadas em desmanches ilegais e para venda na internet. Movimento associado à recessão econômica, que reduziu a oferta de componentes novos, encarecendo-os. 

VEJA TAMBÉM

Seguro ainda é a melhor alternativa

Infelizmente, São Paulo reflete o cenário nacional. Dados do IBGE mostram que o Brasil tem 64 roubos e furtos de veículos por hora. 

São cerca de 100 milhões de carros em circulação no país, mas segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), apenas 30% dos contam com seguro.

seguro
Seguro de auto pode ter cobertura além do ressarcimento por furto/ roubo. Foto: freepik

Conforme já mencionado pelo Garagem360, mais do que uma precaução contra roubos e furtos, o seguro de auto reduz também os prejuízos financeiros em caso de acidente, roubo ou furto. Sem ele o motorista não conta com ressarcimento financeiro principalmente em casos de roubos.

Independentemente da cobertura escolhida, é necessário ter cuidado ao contratar o Seguro Automóvel. “É importante sempre contar com a ajuda de um corretor de seguros, que recomendará o seguro ideal, adequado de acordo com as necessidades de cada cliente”, afirma Nilton Dias, diretor de relacionamento da Seguralta, maior corretora de seguros do Brasil.

A seguradora ressalta que o seguro não é relativamente caro, no entanto é preciso avaliar todas as cláusulas para entender como funciona o ressarcimento, franquia e demais custos que serão cobertos. 

É importante ler os itens da apólice para entender exatamente o que está acertado, assim o contratante evita quaisquer tipos de sustos quando precisar de uma cobertura não incluída no pacote. 

Em um roubo ou furto, o segurado precisa entrar em contato com a seguradora imediatamente e registrar a ocorrência junto aos órgãos competentes, além de apresentar as provas para que possa ser indenizado.

Hoje há uma série de apólices diferentes, que cobrem desde o básico, como é o caso de furto e roubo até assistências adicionais – guincho, vidros, faróis, retrovisores e lanternas, etc.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar