Cresce a procura por consórcio: veja como comprar carro através da modalidade
Consórcio de carro: entenda como funciona, quais são os benefícios e as principais opções do mercado automotivo
O mercado de consórcio está em alta no país. Um dos setores que impulsionam esse crescimento é o de veículos leves. Logo abaixo, explicamos mais detalhes sobre esse panorama e como adquirir um automóvel por meio desta modalidade. Entenda!
Como está o mercado de consórcio no Brasil?
O segmento de consórcio no mercado brasileiro movimentou mais de R$ 170 bilhões no Brasil.
Na Energy Group, o setor imobiliário foi responsável pelo aumento de 65%. Logo atrás, aparece o de veículos leves, que ocupou 45% do setor.
“Este sistema, que promove o autofinanciamento e a educação financeira, tem se consolidado como uma alternativa viável e econômica para a aquisição de bens e serviços, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) do país”, explica o CEO e economista Fabio Ongaro.
O executivo destaca ainda outras vantagens desse tipo de modalidade.
“É uma forma de poupança com objetivos de compra definidos, o que mantém a demanda estabilizada ao longo do tempo. Ele não é inflacionário e estimula a atividade econômica sem pressionar os preços. Isso é fundamental para o desenvolvimento sustentável do país”, reforça economista e CEO da Energy Group.
Leia também:
-
Consórcio de carro: vale investir ou é furada? Veja tudo sobre
-
Consórcio ou financiamento de carro? Entenda as diferenças e a melhor opção para você
Como funciona o consórcio de um carro?
Em linhas gerais, trata-se de uma poupança programada. Aqui, você compra uma cota e vira membro de um grupo para adquirir um veículo. O pagamento do consórcio de carro é mensal e é feito durante um período preestabelecido.
Com o pagamento das parcelas pelos consumidores, o grupo forma o saldo financeiro para que as assembleias sejam colocadas em prática.
Como ser contemplado no consórcio de carros?
Existem duas possibilidades: sorteio e lance. O primeiro ocorre nas assembleias mensais. Uma pessoa do grupo é selecionada aleatoriamente para receber a carta de crédito. O lance, por sua vez, é o pagamento antecipado das parcelas.
Ou seja: o interessado que oferecer o lance maior terá o direito de receber a carta de crédito.
Também existe a possibilidade no final do período definido. Após o fim do contrato, todos os membros, que ainda não foram sorteados ou que não deram o lance, garantem a carta de crédito para adquirir o automóvel.
Qual é o melhor consórcio de veículos?
A escolha do melhor consórcio de veículo é bastante individual, pois depende da análise de diversos fatores como as taxas. Por isso, avalie cada alternativa para escolher aquela que oferece o melhor custo-benefício.
Entre as principais, o Garagem360 destaca:
-
Santander
-
Itaú
-
Porto Seguro
-
Rodobens
-
Banco do Brasil
-
Mycon
-
Disal
-
Sicredi
-
Sicoob
E para você, vale a pena o investimento em um consórcio de veículos? Comente!
Leia também: Quem tem CNH está saltitando de felicidade: consórcio de carros está disponível até para quem tem NOME SUJO