Crash Test dos carros mais vendidos do Brasil: Confira os níveis de segurança
Os crash test dos carros mais vendidos do Brasil, também conhecidos como testes de impactos, são testes para medir asegurança dos carros.
Os crash test dos carros mais vendidos do Brasil, também conhecidos como testes de impactos, nada mais são que a forma de identificação dos ajustes necessários a cada veículo em situação de perigo. Segundo Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e desenvolvimento do CESVI Brasil, “essas adequações de projeto incluem calibração de software de airbags, avaliação de estruturas de banco, ancoragens dos cintos de segurança, desprendimento de peças do painel e até a estanqueidade de combustível, que é a capacidade dos reservatórios em resistir a impactos”.
A Folha Vale do Café produziu uma lista com os Crash Test dos carros mais vendidos do Brasil. São eles: Chevrolet Onix, Onix Plus, HB20 e Ford Ka.
Crash Test Chevrolet Onix 2021
Para iniciar, o Chevrolet Onix passou por um teste realizado pela Latin NCap, especializada em segurança de veículos.
O resultado foi bastante positivo: cinco estrelas para adultos e crianças. Vale lembrar que o quatro rodas possui seis airbags. O Onix Plus 2021 também não deixou a desejar e garantiu as mesmas cinco estrelas ao passar por teste semelhante de colisão.
Crash Test Ford Ka e Hyundai HB 2021
Já o Ford Ka e o Hyundai HB20 frustraram as expectativas dos apaixonados por automobilismo. Ambos apresentaram desempenho baixíssimo na proteção para adultos e crianças, levando nota zero, com alto índice de periculosidade na proteção da região do tórax em caso de impacto lateral.
Por meio de nota, as fabricantes se manifestaram sobre a pior nota que poderiam alcançar.
“O Ford Ka atende e excede os requisitos legais de segurança nos países onde é comercializado. No protocolo anterior do Latin NCAP, o mesmo veículo foi classificado com 3 estrelas. A Ford está trabalhando para adicionar equipamentos de segurança de série na linha Ka, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais”, lamentou a Ford.
“A Hyundai esclarece que não houve qualquer mudança na especificação das peças ou de qualquer item que possa afetar a segurança do HB20 desde seu lançamento até hoje. O resultado de zero estrela para o HB20 Nova Geração com base no novo protocolo de testes 2020 do Latin NCAP é, de fato, a consequência dos novos parâmetros aplicados, que são muito diferentes dos testes anteriores. O nível de segurança do HB20 fabricado hoje, novembro de 2020, é rigorosamente o mesmo do momento de seu lançamento, em setembro de 2019”, justificou a Hyundai.