Crash test da Tesla Cybertruck revela grande verdade sobre a picape

Tesla Cybertruck passa por teste rigoroso e tem avaliação surpreendente; confira todos os detalhes

A segurança da Tesla Cybertruck sempre foi um dos principais pontos de debate na indústria automotiva. Isso porque, nem todas as pessoas acreditavam que esse modelo era, de fato, seguro. E, após passar por um período de testes, o público ficou surpreso com o resultado. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes. 

O que é a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA)? 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Trata-se de uma organização que atua dentro do Departamento de Transporte dos Estados Unidos. A sua principal função é desenvolver e implementar padrões de segurança. Em paralelo, supervisiona o recall de automóveis que são avaliados como inseguros. 

É conhecida por implementar testes de colisão bastante rigorosos. Em outras palavras, os seus estudos servem como base para os clientes americanos que desejam adquirir um carro seguro. E mais: que tenha força suficiente para lidar com possíveis impactos. 

Leia também:

Por que a Tesla Cybertruck gerou desconfiança no mercado automotivo? 

Conforme divulgado pelo Garagem360, a Cybertruck já passou por inúmeros recalls que colocaram em xeque a segurança do modelo. O primeiro deles foi em fevereiro do ano passado. Naquele período, os tamanhos da fonte nas etiquetas de advertência eram bem pequenos. 

Mais tarde, em abril, foi identificado uma falha no acelerador do modelo. Na prática, ele travava ao ser pressionado. 

Em junho, mais de 20 mil veículos tiveram que substituir componentes do limpador de para-brisas. No mesmo mês, foi necessário a troca de acabamentos de caçamba de porta-malas, que não foram fixados corretamente. 

Já em outubro, 27.185 unidades foram acionadas devido a falhas de software. Por fim, em novembro de 2024, houve um problema no inversor, que provocava perda de torque do automóvel durante a aceleração.

Sobre este último caso, a Tesla disse que: 

“Em veículos afetados, uma falha no inversor de acionamento pode fazer com que ele pare de produzir torque. Se o inversor parar de produzir torque, o motorista perde a capacidade de aplicar torque ao veículo usando o pedal do acelerador, resultando em perda de propulsão, o que pode aumentar o risco de colisão.

Diante desse cenário, sempre ficou o questionamento em relação à segurança do veículo que, agora, foi esclarecida em testes. 

Saiba como foi feito o teste com a Tesla Cybertruck 

Para conduzir os testes, a agência norte-americana avaliou veículos das unidades de 2024. Aqui, foi levado em consideração os modelos da versão topo de linha da Cybertruck Cyberbeast. 

Esse teste, conduzido pela NHTSA, foi ainda mais importante devido ao elogio feito por Elon Musk. O dono da empresa, que fabricou o veículo, disse que a sua picape era “indestrutível”. Será mesmo? A seguir, você confere todos os detalhes sobre o resultado do modelo. 

Veja quais foram os resultados da Tesla Cybertruck

Num primeiro momento, muitas pessoas classificaram o adjetivo “indestrutível” como um certo exagero do dono da Tesla. Porém, de certo modo, ele estava até certo. Isso porque, o veículo conquistou cinco estrelas na avaliação geral. Ou seja, alcançou a nota máxima em desempenho. 

Resultados da colisão frontal 

Neste quesito, a 56 km/h, o carro de Elon Musk recebeu cinco estrelas para o condutor. Contudo, para os passageiros, o nível de proteção ficou em quatro estrelas.  

O mais interessante é que, durante os testes, as duas portas não se abriram, mesmo após o impacto. Já os airbags de joelho, de acordo com a fabricante não foram acionados. A justificativa é que eles não foram fabricados para atender a esse tipo de análise. 

Resultados sobre capotamento 

Neste quesito, a Cybertruck obteve quatro estrelas, pois demonstrou um risco de 12,4%. Porém, de acordo com os responsáveis pelo teste, o veículo não “rolou”. 

Além disso, segundo a agência, o veículo conquistou nota máxima na avaliação de impacto lateral. Ela informou ainda que não encontrou problemas nem contra a barreira nem contra o poste. 

O que disse a Tesla? 

Após a divulgação dos resultados do teste de segurança, a Testa divulgou um vídeo mostrando de que maneira a empresa trabalha para aprimorar a segurança do seu veículo. 

E você, como avalia a Cybertruck? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Chevrolet promete restaurar e vender carros clássicos vendidos no Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA