Corsa vai voltar de um jeito que você nunca viu antes e com motor de 789 cv
Descubra o Corsa GSE Vision Gran Turismo, o carro-conceito de 789 cv da Vauxhall que antecipa o visual e a tecnologia do novo Corsa elétrico.
O Vauxhall Corsa está prestes a retornar de uma maneira que ninguém esperava. A montadora apresentou o Corsa GSE Vision Gran Turismo, um carro-conceito elétrico que serve de prévia para a próxima geração do popular hatchback. Com um visual futurista e um motor insano de 789 cv, o carro foi criado para o videogame Gran Turismo, mas, segundo a Vauxhall, muitos de seus elementos serão usados no novo Corsa, previsto para 2026.
Corsa vai voltar de um jeito que você nunca viu antes e com motor de 789 cv
De acordo com o chefe de design da Vauxhall, Mark Adams, o conceito é um “momento Type R” para a marca, em referência ao selo de performance da Honda. A ideia é criar “carros-propaganda” acessíveis, mas com desempenho de verdade, capazes de atrair um público mais jovem e mudar a percepção da marca.
O Corsa GSE Vision Gran Turismo é construído sobre a futura plataforma STLA Small da Stellantis, a mesma que será usada na sétima geração do Corsa. Essa escolha não foi por acaso. Adams explicou que o objetivo era criar um conceito que parecesse real e próximo dos consumidores, ao contrário dos protótipos gigantes e fantasiosos que costumam ser apresentados.
Apesar do exterior radical, com detalhes como um painel frontal transparente e o grifo iluminado, o conceito sugere que o próximo Corsa não crescerá muito em tamanho. Ele é apenas 130 mm mais longo e 105 mm mais largo que o modelo atual. A bateria de 82 kWh, que equipa o conceito, também indica uma evolução na autonomia do carro.
Tecnologia e desempenho de outro nível
O conceito elétrico, com seus 789 cv e peso de apenas 1.170 kg, acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,0 segundos, superando até mesmo um Bugatti Chiron. Embora esses números sejam hipotéticos, criados para o mundo virtual, Adams afirma que eles são “realistas” e, em tese, poderiam ser levados a um modelo de produção.
Além do desempenho, o carro incorpora elementos aerodinâmicos, como um spoiler ativo que atua como freio aerodinâmico e um difusor ativo. No interior, o conceito busca reduzir a carga mental do motorista, sem telas e com poucos botões físicos, uma abordagem que a Vauxhall estaria explorando para o futuro.
O novo Corsa promete ser um veículo para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, combinando design ousado, tecnologia de ponta e, principalmente, uma nova identidade que associa a Vauxhall ao alto desempenho elétrico.
O Corsa de 789 cv é pura ficção, mas qual elemento do carro-conceito você gostaria de ver em um modelo de produção?
Leia aqui: Releitura: Chevrolet Corsa 2026 poderia custar R$ 89.990
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.