Correia do Onix: Chevrolet culpa ‘robôs’ por críticas e anuncia nova peça e garantia

A polêmica da correia banhada a óleo do Chevrolet Onix ganhou um novo capítulo. Veja a acusação da GM e as soluções para o problema.

A polêmica da correia banhada a óleo do Chevrolet Onix ganhou um capítulo surpreendente. A General Motors levantou a suspeita de que uma avalanche de comentários negativos sobre o carro na internet pode ser, na verdade, uma ação coordenada por “bots” (robôs).

A declaração da montadora esquentou ainda mais o debate sobre um dos problemas que mais afeta a imagem do carro mais vendido do Brasil.

Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes dessa história!

Defesa da Chevrolet sobre a correia banhada a óleo

E a história da correia banhada a óleo ganhou novos desdobramentos. Durante a apresentação da linha 2026 do Onix, a Chevrolet mostrou um estudo interno.

Segundo a marca, há uma repetição de palavras-chave e padrões em milhares de comentários negativos no YouTube e Instagram. Isso levantou a suspeita de um ataque organizado para prejudicar a imagem do carro.

Correia banhada a óleo Chevrolet Onix

Foto: Divulgação

Além disso, a montadora reforça sua teoria com outro dado: nos canais oficiais da Chevrolet, apenas 3% das reclamações dos clientes são sobre a correia. Um número considerado normal pela empresa.

Por outro lado, a GM defende a tecnologia, afirmando que ela torna o motor mais silencioso, econômico e durável que os sistemas concorrentes.

Mas afinal, qual é o problema da correia do Onix?

A princípio, a tecnologia da correia banhada a óleo exige um cuidado rigoroso com a manutenção. O problema acontece quando o óleo utilizado no motor não é exatamente o especificado pela fábrica. Segundo relatos, a correia antiga poderia se desgastar mais rápido com o óleo errado.

Esse desgaste soltava pequenos detritos de borracha. Com o tempo, esses resíduos poderiam entupir os canais por onde o óleo passa, prejudicando a lubrificação e, em casos extremos, levando à quebra do motor.

Resultado: o problema gerou uma grande desconfiança, afetando principalmente o mercado de usados do Onix.

Qual a solução anunciada pela GM?

Ainda que não admita um defeito de fábrica ou anuncie um recall, a Chevrolet tomou medidas claras para resolver a questão e recuperar a confiança dos consumidores. A marca anunciou um pacote de soluções para os modelos novos e também para os que já estão rodando.

Confira as ações da montadora:

  • Nova peça: para a linha 2026, a correia antiga foi trocada por uma nova, feita com material mais resistente que inclui Kevlar e Teflon.
  • Garantia estendida: a garantia do motor foi ampliada para impressionantes 240.000 quilômetros.
  • Programa de inspeção: proprietários de qualquer Onix com motor três cilindros podem ir a uma concessionária, fazer uma troca de óleo e inspecionar a correia por R$ 660, reativando a garantia do motor.
  • Troca opcional: caso seja necessário, a troca da correia antiga pela nova, junto com outros componentes, pode ser feita por mais R$ 700.

Curiosamente, os modelos Tracker e Montana usam o mesmo sistema em seus motores, mas quase não sofrem com as críticas que se concentram massivamente sobre o Onix.

E você, o que acha dessa história? Acredita na teoria dos ‘robôs’ da Chevrolet ou é um problema real que a marca demorou a resolver? Deixe sua opinião!

Leia também: Adeus, V8! Novo Chevrolet Camaro pode virar SUV elétrico com até 1.000 cv

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA