Corolla 2018: líder do segmento dos sedãs médios completa 50 anos cheio de novidades

Lançado oficialmente no Japão em 1966, o Corolla, atualmente, é produzido em 13 países, inclusive no Brasil, e atingiu a marca de mais de 1,3 milhão de unidades comercializadas por ano em cerca de 150 mercados. Por aqui, o veículo da Toyota desembarcou em 1994, na oitava geração, e sua fabricação local foi iniciada quatro anos depois, na planta de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Líder absoluto do segmento de sedãs médios – em 2016, ele foi responsável por 48% das vendas totais na categoria, com 64.737 unidades vendidas –, o modelo chega renovado à linha 2018. Além de novo design, ele recebeu mais itens de conforto, tecnologia e segurança.

Visualmente, para destacar sua modernidade, um novo desenho para a grade frontal foi introduzido. Com faróis mais estreitos e detalhes em LED, o design externo ficou mais esportivo. A grade também está mais fina, e, junto com o novo para-choque, reforça a agressividade e robustez do modelo. Na traseira, as lanternas também mudaram, para ficarem alinhadas com a atual proposta da Toyota.

Por dentro, o veículo segue oferecendo sofisticação e conforto. As cores variam e o novo painel de instrumentos agora em Full TFT colorido (dependendo da versão). No quesito tecnologia, destaque para o sistema multimídia Toyota Play. Com nova tela de sete polegadas, ele integra TV digital, DVD, GPS, câmera de ré, Bluetooth e controles de áudio nas versões XEi, XRS e Altis.

Versões 2018

Na nova linha, o Toyota ampliou os pacotes de equipamentos do Corolla. Desde a versão de entrada GLi, ele sai de fábrica com direção eletroassistida progressiva; ar-condicionado com controle manual; chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados; computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e da temperatura externa); coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; hodômetro e relógio digital; sistema de som com conectividade USB, para iPod e similares, dispositivo Bluetooth e quatro auto-falantes e dois tweeters; vidros e retrovisores com acionamento elétrico, e volante multifuncional, entre outros.

Além destes itens, a configuração XEi possui ar-condicionado digital; Smart Entry (sistema de destravamento das portas por sensores na chave); Push Start (sistema de partida sem chave); espelho retrovisor interno eletrocrômico; controle de velocidade de cruzeiro; rodas de liga leve aro 17”; antena shark fin; faróis de neblina dianteiros; acendimento automático dos faróis; e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM; sistema de navegação GPS; TV digital e câmera de ré; Bluetooth; quatro alto-falantes e dois tweeters.

A opção seguinte é a esportiva XRS, que se diferencia da XEi por conta com acabamento interno na cor preta; aerofólio traseiro com luz de freio em LED; saias esportivas laterais, frontal e traseira; ponteira do escapamento cromada; faróis dianteiros em LED; ajuste de altura do farol; e rodas diamantadas aro 17”, com acabamento em preto brilhante.

Por fim, a versão topo de linha Altis traz de série ar-condicionado dual zone; limpador do pára-brisa com sensor de chuva; banco do motorista com regulagem elétrica de oito posições; espelhos retrovisores externos eletrorretráteis automáticos; e rodas diamantadas aro 17”, com acabamento na cor cinza.

Motorização

As opções de motorização do Corolla são duas: 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 144 cv (etanol)/139 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torque de 18,6 kgfm (etanol)/17,7 kgfm (gasolina) a 4.800 rpm e 4.400 rpm, e 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas e 154 cv (etanol)/143 cv (gasolina) a 5.800 rpm e 5.600 rpm, e torque de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina). Já a transmissão que equipa a linha 2018 do sedã médio da Toyota é a automática Multi-Drive CVT como modo sequencial de sete marchas.

SAIBA MAIS: clique aqui

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile