Cores dos carros influenciam no consumo de combustível; saiba por que

Entenda como a cor do veículo é capaz de influenciar na temperatura interna do carro e por consequência, alterar o consumo de combustível.

Ao decidir comprar um carro, uma das decisões a serem analisadas é sobre a cor da carroceria do veículo. No entanto, essa escolha leva em consideração apenas gosto e estética? Saiba que ela deve ir muito além disso, tendo em vista que a cor do carro também impacto no consumo de combustível, entenda.

Entenda como a cor do carro impacta no consumo de combustível

Entenda como a cor do carro impacta no consumo de combustível (Foto: Divulgação)

Consumo de combustível: fator está relacionado com a temperatura interna

Ao decidir comprar um carro, a escolha da cor também deve ser levada em consideração. No entanto, essa decisão vai além do fator estético e gosto individual.

Afinal, tal escolha pode influenciar também no nível de consumo de combustível do veículo.

De forma bem geral, as corem claras absorvem menos luz, enquanto as escuras retém mais luz. Com isso, a temperatura interna de um veículo branco, no comparativo com um preto, sob as mesmas condições será menor.

Isso acontece porque as cores tem a capacidade de reter e refletir calor. Quanto mais clara, menos calor ela retém, e quanto mais escura, o processo inverso acontece.

O fenômeno pode ser explicado através do nível de absorção e capacidade de reflexo de luz que cada cor possui. Ou seja, cores brancas ou mais claras possuem a capacidade maior de refletir luz, com isso, ela não retém o calor.

Já as cores escuras conseguem refletir bem menos a incidência do luz, o que acaba retendo de forma mais fácil o calor.

Entenda como a cor do carro impacta no consumo de combustível

Carros escuros retém mais calor e consequentemente fica mais quentes na parte interna (Foto: Divulgação)

Diferença entre a temperatura interna pode ser grande

Para método de comparação, em um vídeo do BuzzFeed, um carro preto e outro branco foram colocados lado a lado para que assim o teste fosse realizado nas mesmas condições para ambos os modelos.

Ao final do experimento foi constatado que o carro branco ficou cerca de 18 ºC mais frio no comparativo com o carro preto.

Ainda sobre esse teste, foi constatado que, o carro preto teve a capacidade de refletir 5% de luz, já o carro branco, conseguiu refletir 80%.

Mas como a temperatura interna do carro impacta no consumo de combustível?

Por incrível que pareça a cor do veículo também pode influenciar no consumo de combustível do modelo. Segundo um teste realizado pela Heat Island Groups, um carro claro gasta em média 1,1% menos combustível que o mesmo modelo de cor escura.

Isso acontece como um efeito dominó basicamente. Nesse caso, se um veículo escuro retém mais calor e consequentemente tem a parte interna do modelo mais quente, a probabilidade do uso do ar-condicionado também é maior, já que há uma incidência maior de calor.

Dessa forma, com o uso do ar-condicionado, o nível de combustível também é prejudicado.

Ou seja, a partir de agora, ao decidir comprar um carro novo, leve a cor do modelo em consideração caso uma das suas prioridades seja a economia de combustível.

Entenda como a cor do carro impacta no consumo de combustível

Leve em consideração a cor do carro ao comprar um veículo para economizar combustível  (Foto: Divulgação)

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA