Converter carro comum em elétrico é possível? Quanto custa?

No Brasil, o preço dos veículos elétricos é empecilho à sua popularização – o mais barato custa R$ 139.990. Que tal eletrificar o seu carro?

Os veículos elétricos (EVs) estão no caminho de se tornar dominantes no mercado automotivo global. Mesmo no Brasil, onde tais automóveis ainda não são populares, a lista de modelos disponíveis cresce a cada ano. No País, o preço dos EVs é o principal empecilho à sua popularização – atualmente, o carro 100% elétrico mais barato é o Caoa Chery iCar, que custa R$ 139.990.

Para quem pretende usufruir os benefícios em termos de sustentabilidade e de economia com combustível que os EVs trazem e não tem dinheiro sobrando, a boa notícia é que, do ponto de vista técnico, é possível fazer a conversão de automóveis comuns, movidos a combustíveis fósseis ou etanol, para rodar com energia elétrica.

Saiba como é feita a conversão para a propulsão elétrica e quanto custa

Fiat Palio convertido para elétrico (Foto: Electro)

No exterior, existem várias empresas que se especializaram em fazer esse trabalho de conversão, adaptando motores e baterias de carros elétricos de produção. Até alguns fabricantes resolveram lançar kits oficiais, como é o caso da General Motors nos Estados Unidos.

No Brasil, apesar de a possibilidade de conversão existir, o trabalho não é dos mais acessíveis, principalmente nos modelos equipados com motores mais antigos. Há de se fazer, muitas vezes, uma total mudança do modo de funcionamento do carro.

Processo caro

A Electro, de Minas Gerais, é pioneira na oferta desse tipo de serviço no País. De acordo com a empresa, o custo de transformação de um Ford Ka Sedan em modelo elétrico gira em torno de R$ 57 mil.

O custo de componentes como motor e periféricos, além da bateria, pesam. Além disso, o serviço demanda uma mão de obra especializada e precisa ser executado por empresa credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

(Foto: Divulgação/Vibra)

Veja a seguir as principais etapas desse processo:

  1. Para a instalação do motor elétrico, serão retirados o motor a combustão, o tanque de combustível, o silenciador e o escape, além dos demais componentes ligados exclusivamente ao funcionamento do propulsor.
  2. O câmbio também é removido – embora alguns projetos prevejam o reaproveitamento da transmissão original, que praticamente deixa de ser usada no trânsito.
  3. Equipamentos como rádio e vidros elétricos seguem operando normalmente, já que, assim como nos carros elétricos de fábrica, o conjunto motriz é independente dos acessórios.
  4. Por outro lado, os sistemas de ar-condicionado e de freios exigem a instalação de componentes adicionais para assumir funções antes atribuídas ao motor a combustão e a seus periféricos.
  5. Após passar pela conversão na oficina, o veículo é submetido a uma inspeção veicular em estabelecimento credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV).
  6. O carro elétrico convertido também precisa obter o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), recebendo, então, um código específico de marca/modelo/versão do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), possibilitando o seu licenciamento junto ao Detran.

Afinal, vale a pena converter carro comum em elétrico?

Kit de eletrificação da GM pra o Chevrolet Blazer (Foto: Divulgação/GM)

Como visto acima, o custo total de transformação de um Ford Ka Sedan em um carro elétrico gira em torno de R$ 57 mil, de acordo com a empresa Electro, da cidade de Uberaba (MG).

No Ford Ka, a empresa usa um motor elétrico de 10 kw (o equivalente a 70 cv), com torque de 6,02 kgf.m, permitindo uma velocidade máxima de 122 km/h. A recarga total das baterias é realizada em 8 horas, dando ao Ka elétrico uma autonomia de 120 km. O desempenho geral pode ser considerado modesto, porém suficiente para o uso urbano na maior parte das situações.

Do ponto de vista econômico, no entanto, as vantagens podem ser expressivas. Segundo os cálculos apresentados pela empresa, a economia anual com custos de manutenção e abastecimento para quem roda cerca de 60 mil km/ano chega a R$ 40.680. 

A premissa é de que o custo médio por quilômetro rodado no modelo convertido para eletricidade é de R$ 0,215, contra R$ 0,895 do carro original.

(Foto: Divulgação)

Com informações do InstaCarro, plataforma online de compra e venda de veículos, e da Electro.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile