Os veículos comercializados na Europa passarão por mudanças com o objetivo de tornar a condução mais segura, bem como de proporcionar mais informações sobre conduções de condução em caso de possíveis acidentes. Pelo menos é o que a nova lei que obriga a aplicação de controle de velocidade e caixa-preta sugere. Entenda os detalhes.
Segurança e informação: carros na Europa deverão possuir controle de velocidade e caixa-preta
Com a intenção de promover maior segurança no trânsito a Europa aprovou uma lei ainda em 2019 e que começa a entrar em vigor agora em julho que diz que todos os carros novos deverão contar com um controle de velocidade e uma caixa-preta.
No caso do primeiro dispositivo, trata-se de um objeto que visa avisar o condutor através de sinais no painel, avisos sonoros e vibrações no acelerador quando a velocidade exceder o limite da via. O regulamento deixa aberto às montadoras definirem como que a informação será passada ao condutor.
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No entanto, o dispositivo não será capaz de reduzir de forma autônoma a velocidade. Além disso, também será possível que o condutor desative a função, algo que gera certo questionamento, uma vez que a possibilidade de desativar o controlador de velocidade fará com que as chances de uma condução mais segura sejam reduzidas.
Caixa-preta informará condições do veículo segundos antes do acidente
A partir de 2024 os carros novos também deverão ser equipados com uma caixa-preta, um equipamento semelhante ao introduzido nos aviões. No entanto, diferente das aeronaves onde o registro é de conversas da cabine, a caixa-preta do veículo vendido na Europa será capaz de registrar as condições do carro 30 segundos antes do acidente e até 10 segundos depois.
O software será um gravador de dados onde captará informações como a velocidade do veículo, o uso do cinto para motorista e passageiros, condições de frenagem, e até mesmo o ângulo do volante.
Dentro desse assunto, outro tópico que está sendo discutido é o acesso das seguradoras às informações das caixas-pretas, uma vez que os registros podem auxiliar na análise e decisão de sinistros.
Fica estabelecido também, que o proprietário do carro obrigatoriamente deverá compartilhar tais informações com a seguradora contratada, caso contrário, poderá perder a cobertura da proteção automotiva.
Para evitar fraudes no dispositivo, a localização da caixa-preta nos carros não será informada. Com isso, apenas peritos habilitados poderão localizar e coletar as informações, bem como repassar para as autoridades responsáveis e para as próprias seguradoras.
Com informações: Auto123