Contran divulga campanhas de Educação de Trânsito 2022; veja aqui!

A mensagem "JUNTOS SALVAMOS VIDAS" irá ser utilizada como o lema oficial da campanha de Educação no Trânsito de 2022 (Foto: Pixabay.com)

Na última semana, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou alguns detalhes sobre as campanhas de Educação de Trânsito 2022 que acontecerão no próximo ano. Neste caso, estamos falando do cronograma e dos temas. Já a mensagem “JUNTOS SALVAMOS VIDAS” irá ser utilizada como o lema oficial da campanha.

Contran
Foto: Nabel Syed/Unsplash.com

Contran divulga campanhas de Educação de Trânsito 2022; veja aqui!

Todos esses dados constam na resolução de nº 871, de setembro de 2021. Ela foi publicada pelo Diário Oficial da União na última terça-feira (21/09). Estas campanhas serão realizadas entre os meses de janeiro e dezembro de 2022. De acordo com o Contran, a mensagem acima deverá ser usada pelos órgãos e entidade Sistema Nacional de Trânsito em suas campanhas publicitárias e meios de comunicação.

O cronograma oficial das ações também foi divulgado. Todas elas possuem orientações diferentes. Entretanto, o objetivo sempre será o mesmo. Veja aqui alguns dos principais temas que serão trabalhados ao longo do ano. Lembrando que todas as campanhas podem ser vistas aqui.

Planejamento de férias (janeiro e dezembro)

Contran
Planejamento de férias (janeiro e dezembro) (Foto: Pixabay.com)

O primeiro e o último mês do ano é o momento marcado pelas férias escolares. E este também é um período que os país viajam com seus filhos. A orientação para este tema é orientar os responsáveis com informações sobre transporte seguro de crianças. Ou seja, fazer com que eles se conscientizem sobre o uso correto da cadeirinha.

Além de observar a legislação sobre o levar crianças no banco da frente. Sem falar do transporte seguro de animais.

Rodovias seguras (vários meses)

Este é um tema tema tratado em diversos períodos do ano. Aqui o objetivo dos órgãos de trânsito é trabalhar com a segurança nas rodovias. De acordo com documento, eles irão trabalhar em ações baseadas em alguns temas, como:

  • Planejamento de férias
  • Velocidade segura
  • Manutenção veicular, entre outros

Volta às aulas com segurança e transporte escolar (março)

Contran
Rodovias seguras (vários meses) (Foto: Alexander Popov/Unsplash.com)

As voltas às aulas é um tema de extrema importância. E ela também está na pauta de ações que terão que ser realizadas. Neste caso, o foco será focado na orientação para empresas que oferecem serviços de transporte escolar. Monitores e condutores estão também incluídos.

Lei Seca (Julho)

Esta pode ser considerada uma das campanhas mais importantes. Todos nos sabemos que a combinação álcool + direção pode ser fatal. Durante o mês de junho, deverão ser feitas campanhas para conscientizar sobre os riscos de beber e dirigir. Cada local deverá fazer uma campanha de acordo com suas características regionais e focando nas consequências legais para quem insiste em infrigir a lei.

Celular x direção distraída (Agosto)

Contran
Celular x direção distraída (Agosto) (Foto: Melissa Mjoen/Unsplash.com)

Hoje em dia, é possível viver sem um celular. A maioria dos brasileiros tem acesso a um aparelho de smartphone. Sem falar que os carros mais modernos possuem centrais multimídias de última geração. Só que o uso destes aparelhos podem ser perigosos. E é sobre isso que o mês de agosto se trata.

A recomendação é para que sejam trabalhadas as consequências das distrações. Elas precisarão ser válidas tanto para condutores quanto para pedestres.

Semana Nacional do Trânsito (setembro)

A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente no mês de setembro. Durante os sete dias, vários setores realizam campanhas para a conscientização de que os envolvidos no trânsito. Para a campanha do Contram de Educação do Trânsito de 2022, a orientação é “promover a campanhas de incentivo aos usuários das vias para que não deixem as fortes emoções como a raiva e o medo, fazerem parte do dia a dia”.

licenciamento 2021
Foto: Agência Brasil

Novembro Azul e comportamento do trânsito (novembro)

Por fim, uma orientação voltada ao Novembro Azul. Como todos sabemos, o mês de novembro é sempre lembrada pela campanha ao combate ao câncer de próstata e a promoção da saúde masculina. As campanhas neste mês são voltadas a saúde do homem no trânsito. Isso porque eles são as maiores vítimas de acidades.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar