Consumidores desconfiam dos carros novos; saiba motivos

Uma pesquisa realizada pela J.D Power, nos EUA, comprovou que os consumidores de carros novos estão mais desconfiados com os produtos.

Uma pesquisa realizada pela J.D Power, nos Estados Unidos, comprovou que os consumidores de carros 0 km estão mais desconfiados dos novos produtos. No comparativo com os resultados obtidos no ano passado, o aumento de problemas encontrados nos primeiros dias de uso aumentou 11%; entenda.

Uma pesquisa realizada pela J.D Power, nos EUA, comprovou que os consumidores de carros novos estão mais desconfiados com os produtos

Uma pesquisa realizada pela J.D Power, nos EUA, comprovou que os consumidores de carros novos estão mais desconfiados com os produtos (Foto: Freepik)

Pesquisa revela aumento da falta de confiabilidade na compra de carros novos nos EUA

Com o avanço tecnológico, é comum que os carros 0 km sejam mais equipados, seja através de itens de conforto, conectividade e entretenimento, bem como com a adoção de novos equipamentos de segurança e assistentes de condução, por exemplo.

A adoção dos novos equipamentos é inclusive usada para justificar o constante aumento de preços dos veículos, quanto mais equipados, mais caros.

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(Imagem Ilustrativa)

Seguindo a lógica, quanto maior o nível desses equipamentos é comum que aumente a confiabilidade no modelo. No entanto, de acordo com um estudo do instituto J.D Power, houve um aumento de queixas dos consumidores dos Estados Unidos, no comparativo com pesquisas de anos anteriores.

Conforme os resultados obtidos, entre os meses de fevereiro e maio de 2022, o número de reclamações dos novos compradores nos primeiros 90 dias com os carros aumentou 11%. Nesse período, 180 problemas foram encontrados a cada 100 carros, pelos compradores.

De acordo com a empresa responsável pelo o estudo, trata-se de um recorde nos 36 anos em que a J.D Power realiza tal levantamento.

Entre as marca que mais tiveram reclamações durante o período estão a Chysler, Volvo, Audi, Maserati, Volkswagen, Mitsubishi, Alfa Romeo, Jaguar Infiniti e Porsche.

Uma pesquisa realizada pela J.D Power, nos EUA, comprovou que os consumidores de carros novos estão mais desconfiados com os produtos

Assistentes de condução é um dos campões de reclamações (Foto: Freepik)

Estudo leva em conta a opinião de cada comprador

É válido destacar porém, que a pesquisa leva em consideração a opinião de cada comprador e o que ele enxerga como um defeito, problema ou algo do gênero. Dessa forma, uma expectativa alta apenas, já pode ser motivo para tal decepção.

Bem como o fato de o que determinado cliente considera como problema, para outro, pode não ser.

De acordo com o estudo, os sistemas de tecnologia são os que mais receberam queixas, como dificuldades no pareamento sem fio dos smartphones através do Apple CarPlay e Adroid Auto, bem falhas nos comandos de reconhecimento por voz, sistema Bluetooth, e até mesmo centrais multimídia sensíveis ao toque difíceis de usar.

Outro vilão que recebeu um bom número de reclamações foi os sistemas de condução de auxílio ao motorista, como os recursos de permanência em faixa, e aviso de saída de faixa.

Uma pesquisa realizada pela J.D Power, nos EUA, comprovou que os consumidores de carros novos estão mais desconfiados com os produtos

Pareamento sem necessidade de cabos também recebeu reclamações (Foto: Reprodução)

Ranking das reclamações por marcas a cada 100 carros avaliados

Buick – 139

Dodge – 143

Chevrolet – 147

Genesis – 156

Kia – 156

Lexus – 157

GMC – 162

Cadillac – 163

BMW – 165

Ford – 167

Lincoln – 167

Nissan – 167

Mini – 168

Toyota – 172

Mazda  – 180

Honda – 183

Hyundai – 185

Ram – 186

Mercedes-Benz – 189

Subaru – 191

Acura – 192

Land Rover – 193

Jeep – 199

Porsche – 200

Infiniti – 204

Jaguar – 210

Alfa Romeo – 211

Mitsubishi – 226

Volkswagen – 230

Audi – 239

Maserati – 255

Volvo – 256

Chrysler – 265

Com informações: cars.com

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Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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