Consumidores desconfiam dos carros novos; saiba motivos
Uma pesquisa realizada pela J.D Power, nos EUA, comprovou que os consumidores de carros novos estão mais desconfiados com os produtos.
Uma pesquisa realizada pela J.D Power, nos Estados Unidos, comprovou que os consumidores de carros 0 km estão mais desconfiados dos novos produtos. No comparativo com os resultados obtidos no ano passado, o aumento de problemas encontrados nos primeiros dias de uso aumentou 11%; entenda.
Pesquisa revela aumento da falta de confiabilidade na compra de carros novos nos EUA
Com o avanço tecnológico, é comum que os carros 0 km sejam mais equipados, seja através de itens de conforto, conectividade e entretenimento, bem como com a adoção de novos equipamentos de segurança e assistentes de condução, por exemplo.
A adoção dos novos equipamentos é inclusive usada para justificar o constante aumento de preços dos veículos, quanto mais equipados, mais caros.
Seguindo a lógica, quanto maior o nível desses equipamentos é comum que aumente a confiabilidade no modelo. No entanto, de acordo com um estudo do instituto J.D Power, houve um aumento de queixas dos consumidores dos Estados Unidos, no comparativo com pesquisas de anos anteriores.
Conforme os resultados obtidos, entre os meses de fevereiro e maio de 2022, o número de reclamações dos novos compradores nos primeiros 90 dias com os carros aumentou 11%. Nesse período, 180 problemas foram encontrados a cada 100 carros, pelos compradores.
De acordo com a empresa responsável pelo o estudo, trata-se de um recorde nos 36 anos em que a J.D Power realiza tal levantamento.
Entre as marca que mais tiveram reclamações durante o período estão a Chysler, Volvo, Audi, Maserati, Volkswagen, Mitsubishi, Alfa Romeo, Jaguar Infiniti e Porsche.
Estudo leva em conta a opinião de cada comprador
É válido destacar porém, que a pesquisa leva em consideração a opinião de cada comprador e o que ele enxerga como um defeito, problema ou algo do gênero. Dessa forma, uma expectativa alta apenas, já pode ser motivo para tal decepção.
Bem como o fato de o que determinado cliente considera como problema, para outro, pode não ser.
De acordo com o estudo, os sistemas de tecnologia são os que mais receberam queixas, como dificuldades no pareamento sem fio dos smartphones através do Apple CarPlay e Adroid Auto, bem falhas nos comandos de reconhecimento por voz, sistema Bluetooth, e até mesmo centrais multimídia sensíveis ao toque difíceis de usar.
Outro vilão que recebeu um bom número de reclamações foi os sistemas de condução de auxílio ao motorista, como os recursos de permanência em faixa, e aviso de saída de faixa.
Ranking das reclamações por marcas a cada 100 carros avaliados
Buick – 139
Dodge – 143
Chevrolet – 147
Genesis – 156
Kia – 156
Lexus – 157
GMC – 162
Cadillac – 163
BMW – 165
Ford – 167
Lincoln – 167
Nissan – 167
Mini – 168
Toyota – 172
Mazda – 180
Honda – 183
Hyundai – 185
Ram – 186
Mercedes-Benz – 189
Subaru – 191
Acura – 192
Land Rover – 193
Jeep – 199
Porsche – 200
Infiniti – 204
Jaguar – 210
Alfa Romeo – 211
Mitsubishi – 226
Volkswagen – 230
Audi – 239
Maserati – 255
Volvo – 256
Chrysler – 265
Com informações: cars.com
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.