Consultor automotivo dá cinco dicas eficazes para economizar combustível
Dados os altos valores, resta ao motorista brasileiro economizar combustível ao dirigir. Especialista dá cinco dicas sobre o assunto. Veja!
Dados os altos valores cobrados atualmente pelos combustíveis, resta ao brasileiro que não abre mão do conforto e da segurança do próprio veículo economizar ao dirigir. Trazemos algumas dicas sobre o assunto, fornecidas pelo consultor automotivo Thiago Chagas.
5 dicas para economizar combustível
O especialista presta serviços na mecânica Ricardo Kotaba, em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba (SP) – empresa cadastrada no GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços automotivos.
Confira as dicas:
- Manutenção – Deixar a manutenção para depois pode resultar diversos problemas, além de impactar no consumo de combustível do automóvel. Sem a devida revisão, contratempos como o filtro de ar entupido/sujo, velas desgastadas e corpo de borboleta desregulado/sujo fazem com que o motorista gaste mais no posto de combustível. Por isso, adiar a manutenção é a famosa “economia burra”.
- Pneus – Atenção à calibragem dos pneus. “Um item de suma importância para a economia de combustível é a pressão correta dos pneus”, defende Chagas. “Pneus muito cheios ou vazios influenciam diretamente na pilotagem do automóvel, na segurança dos passageiros e no consumo de combustível”, afirma. Dessa forma, é recomendado que se faça a calibragem sempre ao abastecer o carro.
- Quantidade de combustível – Ao contrário do que muitos pensam, rodar com o tanque vazio ou cheio não influencia diretamente no consumo de gasolina. No entanto, não é recomendável trafegar com o tanque na reserva, pois isso pode prejudicar o funcionamento da bomba de combustível. Segundo o especialista, o ideal é que o motorista transite com, no mínimo, ¼ de combustível.
- Cuidado com preços baixos – Combustível muito barato pode ser sinal de adulteração. Além de todos os problemas mecânicos que causa, a gasolina adulterada também faz com que o motorista gaste mais com o abastecimento.
- Segundo Chagas, a gasolina adulterada é consumida de forma mais rápida e por não haver a queima ideal. Ao notar essa “queima errada”, o sensor de oxigênio manda sinal para que mais combustível seja injetado, a fim de impulsionar a explosão.
- GNV vs gasolina/etanol – Antes de se decidir pela conversão para gás natural veicular (GNV), diversos aspectos devem ser levados em conta. Chagas cita como exemplos a forma de uso do carro e a quilometragem que o automóvel roda. “No caso de carros que fazem curtas distâncias, eu desaconselho a instalação do GNV”, diz o especialista.
“Não só pelo preço do kit, mas também pelo desgaste que o motor sofre com a mudança, apesar de tal problema ter diminuído com o avanço tecnológico dos sistemas GNVs mais recentes”, explica. “Para a pessoa recuperar o investimento do kit, ela terá que rodar muito por mês.”
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.