Consultor automotivo dá cinco dicas eficazes para economizar combustível

Dados os altos valores, resta ao motorista brasileiro economizar combustível ao dirigir. Especialista dá cinco dicas sobre o assunto. Veja!

Dados os altos valores cobrados atualmente pelos combustíveis, resta ao brasileiro que não abre mão do conforto e da segurança do próprio veículo economizar ao dirigir. Trazemos algumas dicas sobre o assunto, fornecidas pelo consultor automotivo Thiago Chagas.

5 dicas para economizar combustível

Manutenção do motor é essencial para economia  (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels.com)

O especialista presta serviços na mecânica Ricardo Kotaba, em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba (SP) – empresa cadastrada no GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços automotivos.

Confira as dicas:

  1. Manutenção – Deixar a manutenção para depois pode resultar diversos problemas, além de impactar no consumo de combustível do automóvel. Sem a devida revisão, contratempos como o filtro de ar entupido/sujo, velas desgastadas e corpo de borboleta desregulado/sujo fazem com que o motorista gaste mais no posto de combustível. Por isso, adiar a manutenção é a famosa “economia burra”.
  2. Pneus – Atenção à calibragem dos pneus. “Um item de suma importância para a economia de combustível é a pressão correta dos pneus”, defende Chagas. “Pneus muito cheios ou vazios influenciam diretamente na pilotagem do automóvel, na segurança dos passageiros e no consumo de combustível”, afirma. Dessa forma, é recomendado que se faça a calibragem sempre ao abastecer o carro.
  3. Quantidade de combustível – Ao contrário do que muitos pensam, rodar com o tanque vazio ou cheio não influencia diretamente no consumo de gasolina. No entanto, não é recomendável trafegar com o tanque na reserva, pois isso pode prejudicar o funcionamento da bomba de combustível. Segundo o especialista, o ideal é que o motorista transite com, no mínimo, ¼ de combustível.
  4. Cuidado com preços baixosCombustível muito barato pode ser sinal de adulteração. Além de todos os problemas mecânicos que causa, a gasolina adulterada também faz com que o motorista gaste mais com o abastecimento.
  5. Segundo Chagas, a gasolina adulterada é consumida de forma mais rápida e por não haver a queima ideal. Ao notar essa “queima errada”, o sensor de oxigênio manda sinal para que mais combustível seja injetado, a fim de impulsionar a explosão. 
  6. GNV vs gasolina/etanol – Antes de se decidir pela conversão para gás natural veicular (GNV), diversos aspectos devem ser levados em conta. Chagas cita como exemplos a forma de uso do carro e a quilometragem que o automóvel roda. “No caso de carros que fazem curtas distâncias, eu desaconselho a instalação do GNV”, diz o especialista.

“Não só pelo preço do kit, mas também pelo desgaste que o motor sofre com a mudança, apesar de tal problema ter diminuído com o avanço tecnológico dos sistemas GNVs mais recentes”, explica. “Para a pessoa recuperar o investimento do kit, ela terá que rodar muito por mês.”

Conversão para GNV nem sempre é vantajosa (Foto: Evolução Gás)

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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