Consórcio de carro é realmente uma boa opção?
Consórcio de carro é realmente uma boa opção? Levantamos os prós e os contras da modalidade para você se decidir.
Muitas pessoas têm se voltado para os consórcios, em especial para a aquisição do veículo. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a participação dos consórcios nas vendas de veículos seminovos duplicou na última década. Mas, será que o consórcio de carro é realmente uma boa opção?
Veja os pontos positivos e negativos dessa modalidade de compra e decida se vale ou não a pena para você.
Consórcio de carro é realmente uma boa opção?
Primeiros os prós:
Possibilidade de se programar
O consórcio permite que você se programe com antecedência para realizar seu objetivo, definindo, por exemplo, o valor do bem desejado, o prazo de pagamento das parcelas, possibilidade de dar lances para obter a carta de crédito antes, entre outras vantagens.
Tudo isso facilita o controle financeiro e evita surpresas no orçamento.
Ausência de juros
Diferente do financiamento com taxas elevadas de juros, o consórcio é mais amigável com as taxas de operação/ administração da financeira. Geralmente você não paga juros, apenas essas taxas, mas precisa entender todas as cobranças da administradora.
Condições facilitadas
Você também pode escolher o valor das parcelas conforme sua possibilidade dentro das opções oferecidas pela administradora. É possível inclusive adiantar pagamentos para reduzir o tempo de espera pela contemplação.
“Um dos principais pontos que o consórcio contribui é a oportunidade de planejar a compra sem juros, apenas com a taxa administrativa. Além disso, não é necessário oferecer entrada para participar, o que o torna mais acessível e atrativo para as pessoas”, ressalta Sebastião Cirelli, diretor de Consórcio da Rodobens.
Versatilidade
Sebastião enfatiza que após a contemplação, o crédito pode ainda ser usado tanto para a compra do carro seminovo, quanto um 0 km. Ou ainda é possível quitar o financiamento atual.
Crédito sem burocracia
A avaliação de crédito para entrar em um consórcio é geralmente menos rigorosa do que um financiamento. Isso facilita o acesso ao crédito para quem possui restrições no nome.
Possibilidade de negociar
Após receber sua carta de crédito, você pode ir a qualquer concessionária e escolher o seu modelo como se o pagamento fosse à vista. Com isso, é possível negociar descontos ou investir o valor em outras aplicações.
Fundo de reserva
Existem consórcios com um grande fundo de reserva para garantir a continuidade do grupo mesmo que haja inadimplência de outros consorciados. Isso protege o seu investimento e aumenta as chances de contemplação.
Leia também:
Consórcio de veículos elétricos pode ter vantagem de parcelas reduzidas em até 50%.
Quais as desvantagens do consórcio?
Agora vamos aos contras:
Tempo de espera
Essa é a principal desvantagem do consórcio. Dependendo do número de participantes, você pode levar mais tempo do que o esperado para conseguir sua carta de crédito. Portanto, tenha paciência e planejamento financeiro para lidar com esse período.
Lances
Ao mesmo tempo que é uma desvantagem também é uma vantagem. Se você tem alguma reserva para dar os lances, ótimo. Agora se não tem, vai ter que esperar ser sorteado.
Taxas adicionais
Fique esperto com possíveis taxas adicionais aplicadas pela administradora. O ideal é ler com atenção o contrato, avaliar os custos e só aí ingressar de cabeça no consórcio, assim não terá surpresas desagradáveis.
Valor pode mudar após a contemplação
Outra coisa que nem sempre te contam antes de você assinar o contrato é que o valor da parcela pode mudar após a contemplação. Se você já estiver a par disso, tudo bem, mas se não souber pode ser uma dor de cabeça.
Mais uma vez, a dica é ler o contrato, avaliar as condições, qual o valor médio a mais que terá de pagar e tirar todas as dúvidas.
Risco de inadimplência
Se você não conseguir pagar as parcelas em dia, poderá perder parte do investimento, uma vez que a administradora não ressarce todo o valor pago. Além disso, pode ter seu nome negativado em caso de inadimplência.
Vale ressaltar que o consórcio pode ser uma boa opção para algumas pessoas, mas outras não têm o perfil para a compra do carro dessa forma. É importante avaliar se essa modalidade atende suas demandas, condições e objetivos antes de entrar de cabeça.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.