Consórcio auto cresce mais de 30% em 1 ano; modalidade é vantajosa? Veja!

Confira as vantagens e desvantagens do consórcio automotivo

A procura por consórcio ganhou relevância nos últimos doze meses. Durante o período, o aumento da modalidade foi de 33% para os automóveis. Veja os demais dados e se vale a pena investir na modalidade.

Confira as vantagens e desvantagens do consórcio automotivo
Confira as vantagens e desvantagens da modalidade (Foto: Pixabay)

Consórcio para carros e motos cresce no último ano

Segundo o levantamento da BR Consórcios, durante o período dos últimos doze meses, entre agosto de 2020 e agosto de 2021, o crescimento da venda de consórcio de automóveis foi de 33%. Já no segmento de motocicletas a alta foi de 9%.

Se considerar o mês julho, o Consórcio Lyscar registrou alta de 39% nas vendas gerais em comparação àquelas efetuadas nos mesmos sete primeiros meses de 2020. Já o segmento de automóveis teve aumento de 49% e o de motocicletas 27%.

VEJA TAMBÉM

“O consórcio tem atraído as pessoas pela flexibilidade e a possibilidade de crédito sem a cobrança dos juros. Trocando em miúdos, ele encontrou no sistema uma ferramenta para construir o patrimônio de forma mais segura”, afirma o diretor Comercial da BR Consórcios, José Roberto Luppi.

Consórcio automotivo é vantajoso?

Atualmente, cerca de 70% das pessoas buscam por financiamento ou consórcio para adquirir um veículo. No entanto, existem algumas diferenças entre as duas modalidades de crédito que se deve levar em consideração na hora de comprar um carro ou uma mota. Veja a seguir as principais características do consórcio automotivo e se ele se enquadra no seu estilo de vida e principalmente, se ele se adequa ao seu bolso.

Para isso, é preciso colocar na balança os pontos positivos e negativos de aderir ao consórcio. Só assim é possível analisar se ele se encaixa na sua necessidade.

Confira as vantagens e desvantagens do consórcio automotivo
Uma das vantagens é não ter a necessidade de entrada (Foto: Pixabay)

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

As vantagens de aderir ao consórcio automotivo

Ao contrário do financiamento tradicional, onde após ter o crédito aprovado já é possível adquirir um veículo, no consórcio a paciência será uma virtude necessária. Ou seja, a modalidade é mais indicada para aqueles que não precisam comprar um carro ou moto de forma imediata.

No entanto, no comparativo com outros tipos de investimentos, o consórcio possui algumas características que podem ser interessantes, tais como: não precisar de entrada, ter parcelas menores no comparativo com o financiamento, não possui taxa de juros e o valor total é mais baixo.

Além disso, se necessário, é possível desistir do investimento e ser restituído sobre o valor já pago, e claro, a possibilidade de comprar carros ou motos à vista quando for contemplado com o benefício.

As desvantagens de aderir ao consórcio automotivo

A outra ponta a ser analisada é a de desvantagens da modalidade. Nela, as principais características são: não há uma garantia de quando você será contemplado, pode demorar um mês ou um ano, e até mais.

“Embora o consórcio de veículos não tenha juros, os integrantes devem arcar com taxa de administração. Em geral, a taxa varia entre 14% a 20% do total do crédito”, alerta coordenadora de estudos em finanças da FGV, Claudia Yoshinaga.

Além disso, existem taxas administrativas que podem pesar no bolso, bem como as multas no caso de desistência. E claro após ser contemplado, o consórcio será uma dívida como qualquer outra, porém, com prazos menores no comparativo com o financiamento.

Confira as vantagens e desvantagens do consórcio automotivo
As taxas administrativas são de 14% a 20% (Foto: Pixabay)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar