Conheça os vilões da vida útil dos pneus do seu carro!

Você sabia que um mesmo modelo de pneu pode estar comprometido antes dos 30.000 km. Ou, então, chegar em boa forma aos 50.000 km. O segredo? O cuidado na escolha, no uso e a adoção de procedimentos de manutenção preventiva extremamente simples.

Assim, você confere os principais vilões que reduzem a vida útil dos pneus do seu carro. Além disso, assista aos vídeos da Continental Pneus, que dá dicas de segurança e manutenção pneus.

Foto: Pexels

Os 4 vilões da vida útil dos pneus do seu carro!

“O passo mais importante em direção a uma longa vida do seu pneu passa por você conhecer um pouco mais sobre os quatro vilões que trabalham o tempo todo para reduzir a quilometragem deste produto”, explica o gerente de assistência técnica da Continental Pneus, Rafael Astolfi. Assim, o especialista lista:

1 – Pressão incorreta: sabe aquela falta de tempo para verificar periodicamente a pressão correta dos pneus? Este comportamento tem impacto direto na vida útil do pneu que, ao rodar abaixo da calibragem recomendada pelo fabricante, vê a sua vida útil extremamente comprometida.

Dessa forma, contribuindo não só para o desgaste prematuro da banda de rodagem como também da estrutura. Portanto,se você precisa de um argumento adicional para calibrar regulamente os pneus do seu carro, lembre-se que a pressão irregular aumenta significativamente o consumo de combustível.

pneus do seu carro
Foto: Zoom

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2 – Alinhamento incorreto: se você solta por um instante o volante do veículo e a direção parece ganhar vida própria, desviando o veículo da sua linha reta, é sinal de que a geometria pode estar com alguma irregularidade. Corrigir o alinhamento significa equilibrar todas as forças que atuam no veículo, tais como gravidade e força centrífuga, entre outras.

Vale saber que o desequilíbrio gera um desgaste adicional no pneu, encurtando a sua vida útil, além de comprometer a segurança.

Vilões dos pneus…

3 – Conjunto Pneu/Roda Desbalanceado: aqui o sintoma pode ser uma trepidação no volante conforme o carro atinge velocidades maiores. Esse balanceamento é normalmente executado junto com o alinhamento, assegurando uma maior quilometragem, uma direção segura e frenagens eficientes.

4 – Roda amassada ou torta:  neste quesito, toda a atenção é pouca. Portanto, se você acha que somente a estética do veículo fica comprometida com uma roda amassada após passar por um buraco ou um forte choque contra algum obstáculo, melhor pensar duas vezes.

Isso porque uma roda amassada ou torta representa um sério risco para a sua segurança. Além disso, para os passageiros e outros motoristas e pedestres. Há um alto risco de perda repentina de toda a pressão do pneu, que pode comprometer totalmente a dirigibilidade e causar um acidente.

Foto: Zoom

Para assistir aos vídeos educativos da Continental Pneus, basta acessar aqui.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.
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