Conheça os tipos de macaco para carro e saiba como trocar pneus
O macaco automotivo é ferramenta fundamental para se ter no carro. Veja os tipos disponíveis e as dicas parar trocar o pneu com segurança.
O macaco automotivo é uma ferramental fundamental para uso em uma das situações mais desagradáveis ao volante: quando o pneu do carro fura e não tem outro jeito senão trocá-lo você mesmo. Existe uma grande variedade de macaco para carro no mercado, de diversas marcas, formatos e preços, mas todos com uma única função: erguer o veículo para que seja possível a substituição da roda.
Com informações de Meu Carro Novo – plataforma de compra e venda de veículos vinculada ao Banco BV – trazemos a seguir os principais tipos de macaco para carro, com indicações de uso, e dicas de como trocar o pneu furado corretamente.
Veja quais são os principais tipos de macaco para carro
O macaco automotivo é uma ferramenta que vem se alterando com a evolução tecnológica da indústria automobilística. Utilizar o equipamento certo para erguer veículos pesados é um ponto de extrema importância, pois isso garante segurança e eficiência na realização da tarefa.
Os tipos de macaco para carro podem ser divididos em três grupos: os mecânicos, que são os mais robustos e baratos; os hidráulicos, que erguem carros pesados sem demandar muito esforço do usuário e os elétricos, que apresentam desempenho superior e não exigem esforço algum.
1- Macaco mecânico
Na operação de um macaco mecânico, o usuário precisa fazer mais força para erguer o veículo em comparação a outros tipos. Os modelos mais populares são o Joelho e o Sanfona – também conhecido como Tijolinho.
Tanto o Joelho como o Sanfona se caracterizam por conter alavancas simples e canaletas de apoio. Para usá-los, basta colocar a alavanca no macaco e posicioná-lo no local indicado no automóvel, perto da roda. Em seguida, é só girar a alavanca para erguê-lo lentamente.
Vantagens:
- Embora exijam mais força do usuário, são fáceis de usar;
- Têm preços acessíveis;
- Não danificam a lataria do carro.
2- Macaco Garrafa
É um macaco do tipo hidráulico bastante versátil. Dependendo do modelo, é possível levantar até um ônibus, pois fabricantes oferecem produtos que suportam entre duas e 50 toneladas. O nome Garrafa se deve à sua aparência cilíndrica e bojuda.
A operação é simples. Na parte superior da peça fica o fuso de aproximação, que facilita o processo de elevação. É só virá-lo para cima até que fique próximo do veículo. Depois, acione a alavanca para cima e para baixo. Para descê-lo, é ainda mais fácil: basta acoplar a alavanca e girá-la para o lado.
Vantagens:
- Prático e simples de utilizar;
- Oferece mais de um estágio hidráulico e de aproximação;
- Tem fuso de aproximação, que permite elevar o carro com menor esforço.
3- Macaco Jacaré
O macaco hidráulico do tipo Jacaré pode ser considerada a ferramenta ideal para trocar pneus de automóveis. Não por outra razão, está sempre disponível em centros automotivos, borracharias, concessionárias e oficinas mecânicas. Alguns modelos têm rodas de ferro, que garantem o uso desse macaco em todo tipo de superfície; outros contam com rodas de poliuretano, indicadas para uso somente em pisos planos.
Durante sua utilização, é importante verificar o local ideal na carroceria do veículo para conectar o macaco Jacaré. Escolha sempre uma superfície plana para garantir segurança durante o processo. Depois, acople o equipamento no componente de metal do pneu que você pretende trocar.
Com o cabo devidamente encaixado, faça movimentos de cima para baixo até o carro chegar na altura que você deseja. Para retornar o automóvel ao piso, insira o cabo na válvula de liberação e gire-o no sentido anti-horário. Dessa forma, o suporte do macaco descerá de forma rápida.
Vantagens:
- Ferramenta simples e prática para elevar veículos de passeio;
- Oferece mais segurança;
- Fácil manutenção.
4- Macacos elétricos
Os macacos elétricos podem ser plugados diretamente no acendedor de cigarros ou na bateria do veículo. Seu desempenho é superior ao dos tipos mecânicos e hidráulicos, levantando uma roda do piso com rapidez e sem esforço.
Seu funcionamento é automático e existem modelos que são acionados por controle remoto. Também permitem o uso manual, quando o carro apresenta pouca ou nenhuma energia. Apresentam força capaz de erguer até três toneladas.
Vantagens:
- A troca de pneus é feita de forma segura, rápida e sem esforço físico;
- Contém travamento automático, evitando que o equipamento caia em caso de falta de energia;
- Prático e versátil.
Passo a passo para você trocar o pneu com segurança
Ficar com o pneu furado no meio da estrada é uma situação muito desagradável, mas é algo simples de resolver. Dessa forma, você economiza tempo e não precisa acionar o serviço de reboque.
Antes de tudo, é preciso conferir se todas as ferramentas estão no seu carro. É preciso andar sempre com elas
- Macaco e alavanca;
- Estepe calibrado;
- Chave de roda:
- Triângulo sinalizador.
Saiba como trocar o pneu com segurança e com mínimo esforço:
- Pare o veículo em um local plano e pouco movimentado, como o acostamento da pista;
- Acione as luzes de alerta e coloque o triângulo a 30 metros do automóvel;
- Desligue o carro, puxe o freio de mão e engate a primeira marcha (ou a ré) para travar as rodas;
- Afrouxe os parafusos com os pés para facilitar o processo. Apoie-se na lataria e pressione a chave de roda;
- Posicione o macaco na parte de metal do veículo, próxima ao pneu a ser trocado;
- Termine de soltar os parafusos e remova o pneu furado;
- Coloque o estepe e encaixe os parafusos em formato de cruz, colocando um e o outro na abertura oposta;
- Quando os parafusos ficarem firmes, baixe o macaco e aperte-os novamente com os pés apoiados na chave de roda;
- Leve o pneu furado para conserto ou, se for o caso, troque-o por um novo.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.