Conheça os tipos de macaco para carro e saiba como trocar pneus 

O macaco automotivo é uma ferramental fundamental para uso em uma das situações mais desagradáveis ao volante: quando o pneu do carro fura e não tem outro jeito senão trocá-lo você mesmo. Existe uma grande variedade de macaco para carro no mercado, de diversas marcas, formatos e preços, mas todos com uma única função: erguer o veículo para que seja possível a substituição da roda.

Com informações de Meu Carro Novo – plataforma de compra e venda de veículos vinculada ao Banco BV – trazemos a seguir os principais tipos de macaco para carro, com indicações de uso, e dicas de como trocar o pneu furado corretamente.

(Imagem / Pìnterest)

Veja quais são os principais tipos de macaco para carro

O macaco automotivo é uma ferramenta que vem se alterando com a evolução tecnológica da indústria automobilística. Utilizar o equipamento certo para erguer veículos pesados é um ponto de extrema importância, pois isso garante segurança e eficiência na realização da tarefa.

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Os tipos de macaco para carro podem ser divididos em três grupos: os mecânicos, que são os mais robustos e baratos; os hidráulicos, que erguem carros pesados sem demandar muito esforço do usuário e os elétricos, que apresentam desempenho superior e não exigem esforço algum.

1- Macaco mecânico

Macaco Sanfona (Foto: Divulgação)

Na operação de um macaco mecânico, o usuário precisa fazer mais força para erguer o veículo em comparação a outros tipos. Os modelos mais populares são o Joelho e o Sanfona – também conhecido como Tijolinho. 

Tanto o Joelho como o Sanfona se caracterizam por conter alavancas simples e canaletas de apoio. Para usá-los, basta colocar a alavanca no macaco e posicioná-lo no local indicado no automóvel, perto da roda. Em seguida, é só girar a alavanca para erguê-lo lentamente.

Vantagens:

  • Embora exijam mais força do usuário, são fáceis de usar; 
  • Têm preços acessíveis; 
  • Não danificam a lataria do carro.

2- Macaco Garrafa

macaco para carro
Macaco Garrafa (Foto: Divulgação)

É um macaco do tipo hidráulico bastante versátil. Dependendo do modelo, é possível levantar até um ônibus, pois fabricantes oferecem produtos que suportam entre duas e 50 toneladas. O nome Garrafa se deve à sua aparência cilíndrica e bojuda.

A operação é simples. Na parte superior da peça fica o fuso de aproximação, que facilita o processo de elevação. É só virá-lo para cima até que fique próximo do veículo. Depois, acione a alavanca para cima e para baixo. Para descê-lo, é ainda mais fácil: basta acoplar a alavanca e girá-la para o lado.

Vantagens: 

  • Prático e simples de utilizar; 
  • Oferece mais de um estágio hidráulico e de aproximação; 
  • Tem fuso de aproximação, que permite elevar o carro com menor esforço.

3- Macaco Jacaré

macaco para carro
Macaco Jacaré (Foto: Divulgação)

O macaco hidráulico do tipo Jacaré pode ser considerada a ferramenta ideal para trocar pneus de automóveis. Não por outra razão, está sempre disponível em centros automotivos, borracharias, concessionárias e oficinas mecânicas. Alguns modelos têm rodas de ferro, que garantem o uso desse macaco em todo tipo de superfície; outros contam com rodas de poliuretano, indicadas para uso somente em pisos planos.

Durante sua utilização, é importante verificar o local ideal na carroceria do veículo para conectar o macaco Jacaré. Escolha sempre uma superfície plana para garantir segurança durante o processo. Depois, acople o equipamento no componente de metal do pneu que você pretende trocar.

Com o cabo devidamente encaixado, faça movimentos de cima para baixo até o carro chegar na altura que você deseja. Para retornar o automóvel ao piso, insira o cabo na válvula de liberação e gire-o no sentido anti-horário. Dessa forma, o suporte do macaco descerá de forma rápida.

Vantagens:

  • Ferramenta simples e prática para elevar veículos de passeio; 
  • Oferece mais segurança;
  • Fácil manutenção.

4- Macacos elétricos

Macaco Elétrico (Foto: Divulgação)

Os macacos elétricos podem ser plugados diretamente no acendedor de cigarros ou na bateria do veículo. Seu desempenho é superior ao dos tipos mecânicos e hidráulicos, levantando uma roda do piso com rapidez e sem esforço.

Seu funcionamento é automático e existem modelos que são acionados por controle remoto. Também permitem o uso manual, quando o carro apresenta pouca ou nenhuma energia. Apresentam força capaz de erguer até três toneladas.

Vantagens:

  • A troca de pneus é feita de forma segura, rápida e sem esforço físico;
  • Contém travamento automático, evitando que o equipamento caia em caso de falta de energia;
  • Prático e versátil.

Passo a passo para você trocar o pneu com segurança

(Foto: Divulgação)

Ficar com o pneu furado no meio da estrada é uma situação muito desagradável, mas é algo simples de resolver. Dessa forma, você economiza tempo e não precisa acionar o serviço de reboque. 

Antes de tudo, é preciso conferir se todas as ferramentas estão no seu carro. É preciso andar sempre com elas

  • Macaco e alavanca;
  • Estepe calibrado;
  • Chave de roda:
  • Triângulo sinalizador.
(Foto: Salão do carro)

Saiba como trocar o pneu com segurança e com mínimo esforço:

  1. Pare o veículo em um local plano e pouco movimentado, como o acostamento da pista;
  2. Acione as luzes de alerta e coloque o triângulo a 30 metros do automóvel;
  3. Desligue o carro, puxe o freio de mão e engate a primeira marcha (ou a ré) para travar as rodas;
  4. Afrouxe os parafusos com os pés para facilitar o processo. Apoie-se na lataria e pressione a chave de roda;
  5. Posicione o macaco na parte de metal do veículo, próxima ao pneu a ser trocado;
  6. Termine de soltar os parafusos e remova o pneu furado;
  7. Coloque o estepe e encaixe os parafusos em formato de cruz, colocando um e o outro na abertura oposta;
  8. Quando os parafusos ficarem firmes, baixe o macaco e aperte-os novamente com os pés apoiados na chave de roda;
  9. Leve o pneu furado para conserto ou, se for o caso, troque-o por um novo.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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