Conheça os principais autódromos brasileiros

Os esportes automobilísticos são a paixão de muitos brasileiros. Por conta disso, o País conta com uma série de autódromos para realizar etapas de campeonatos internacionais, nacionais e estaduais. Alguns, como o Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo, acabaram ganhando mais destaque e fama graças à realização de corridas importantes como a Fórmula 1. Conheça um pouco mais das principais pistas do Brasil:

1. Autódromo Internacional Nelson Piquet

Localizado em Brasília, no Distrito Federal, o Autódromo Internacional Nelson Piquet tem sete curvas e uma extensão de 5.476 metros, sendo que a reta mais comprida tem 750 metros. A inauguração foi em 1974 com uma prova de Fórmula 1 extra campeonato, na qual o vencedor foi o brasileiro Emerson Fittipaldi, na época piloto da McLaren. Atualmente, o circuito recebe provas de Fórmula Truck, Stock Car e Fórmula 3, entre outras.

222031_400592_kartodromo_ayrton_senna_030414_foto_josecordeiro_0145

Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi inaugurado em maio de 1940 | Foto: José Cordeiro/ SPTuris/Divulgação

2. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Mais conhecido como Autódromo de Interlagos, o Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, é um dos principais da América Latina. Inaugurado em maio de 1940, ele tem 11 curvas ao longo de 4.309 metros de extensão – há 75 anos, tinha 7.960 metros; em 1979 passou para 7.873 metros; em 1990 para 4.325 metros e, em 2000, para 4.309 metros. Além de ser palco do Grande Prêmio de Fórmula 1, o local recebe outros campeonatos como Fórmula 3, Stock Car, Fórmula Truck e provas de motovelocidade.

3. Autódromo Internacional Ayrton Senna (Caruaru)

Localizado no município de Caruaru, em Pernambuco, o Autódromo Internacional Ayrton Senna conta com 3.180 metros de extensão. Infelizmente, a pista fundada em 1992 nunca passou por uma reforma, e está em condições bem ruins e com buracos e irregularidades no asfalto. Por causa disso, o local recebe apenas competições nacionais de caminhões. Existem projetos para atualizar o trajeto, entretanto, eles são caros e ainda não saíram do papel.

4. Autódromo Internacional Ayrton Senna (Londrina)

A cidade de Londrina, no Paraná, também conta com um Autódromo chamado Ayrton Senna. Inaugurada em 1992, a pista tem 3.146 metros de extensão e uma série de curvas grandes. Lá são realizadas provas de modalidades como Stock Car, Fórmula 3 e Fórmula Ford.

1024px-Autódromo_Internacional_de_Cascavel_(Brazil)_track_map.svg

Autódromo Zilmar Beux tem 3.058 metros de extensão e sete curvas | Foto: Wikimedia/Will Pittenger

5. Autódromo Zilmar Beux

O Autódromo Zilmar Beux, também conhecido como Autódromo Internacional de Cascavel, fica no município de Cascavel, no Paraná. No total, são 3.058 metros de pista e sete curvas. O local passou por reformas para restruturação e modernização e foi reinaugurado em 2012. Ele já foi palco de eventos como Fórmula Truck, Stock Car, Moto 1000 GP e F3 Sul-Americana.

6. Autódromo Internacional de Curitiba

Localizado em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, o Autódromo Internacional de Curitiba deve funcionar apenas até junho deste ano. A propriedade foi vendida para um empreendimento imobiliário, e receberá construções residenciais e comerciais. Entretanto, a previsão é de que o percurso (de 3.695 metros de extensão com circuito oval de 2.550 metros) fique disponível para a realização de eventos especiais.

7. Autódromo Internacional de Goiânia

O Autódromo Internacional de Goiânia, em Goiás, tem pista de 3.820 metros e uma longa reta de mil metros. Fundado em 1974 com o nome de Autódromo Internacional Ayrton Senna, ele passou por uma reformulação em 2012 e foi transformado em um complexo multiesportivo. A reinauguração aconteceu em 2014, e deixou o circuito mais moderno e seguro.

ch_Pirelli_porsche05

Porsche GT3 Challenge é uma das competições realizadas no Autódromo Velo Città, em Mogui Guaçu (SP) | Foto: Carsten Horst/hyset.com.br (19/04/2015)

13. Autódromo Velo Città

Um dos trajetos mais requisitados do momento, o Autódromo de Velo Città fica em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, e é o “caçula” do País – iniciou as atividades de 2012. No total, a pista conta com 3.430 metros de extensão e 14 curvas, palco de eventos como Mitsubishi Lacer Cup e Porsche GT3 Challenge.

8. Autódromo Internacional Virgílio Távora

Com 3.000 metros de extensão e sete curvas, o Autódromo Internacional Virgílio Távora foi inaugurado em 1969 na cidade de Eusébio, no Ceará. O local recebe eventos como Fórmula 3, Fórmula Truck, Stock Car, Fórmula Ford e Grande Prêmio Ministro Mário Andreazza.

9. Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul

O Autódromo Internacional da cidade de Santa Cruz do Sol, no Rio Grande do Sul, foi inaugurado em 2005. O percurso se estende ao longo de 3.533 metros, sete curvas à direita e sete à esquerda, e já sediou corridas de Fórmula Truck, Stock Car, Fórmula 3, GT3, Arrancadas e Moto Velocidade.

Viamão- RS- Brasil- 06/11/2015- treinos livres da 11ª e penúltima etapa da Stock Car, aqui no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), próximo a capital gaúcha Porto Alegre (RS). Dependendo dos resultados desta etapa, o líder do campeonato, Marcos Gomes (80), da Voxx Racing Team, pode se sagrar campeão antecipadamente. Até o momento, nove pilotos ainda possuem chances matemáticas de conquistar o título. Nos treinos livres de ontem, Thiago Camilo (21), da Ipiranga-RCM, foi o mais rápido na primeira sessão, dentre os 33 pilotos inscritos, com o tempo de 1min09s060. Gomes ficou em 22º (1min10s250). No treino livre de hoje, Átila Abreu (51), da AMG Motorsport, foi o melhor, com o tempo de 1min09s055. O líder Gomes ficou em 5º (1min09s197). A programação da Stock Car, neste sábado segue com a classificação às 11h30 (horário local), com transmissão ao vivo do Sportv. A rodada dupla, válida pela décima etapa do campeonato terá a primeira com largada prevista para 12h30 e a segunda marcada para 14h15. Foto: Rafael Gagliano/ Hyset

Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul, recebe etapa da Stock Car | Foto: Fotos Públicas/Rafael Gagliano/Hyset (07/11/15)

10. Autódromo Internacional de Tarumã

Com 3.039 metros de extensão e nove curvas de alta, média e baixa velocidade, o Autódromo Internacional de Tarumã é uma propriedade privada localizada em Viamão, na grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A pista promove eventos como Racha Tarumã, Campeonato Gaúcho de Velocidade, 12 Horas de Tarumã, Desafio 250 e está prevista para sediar uma etapa da Stock Car em junho deste ano.

11. Autódromo Internacional de Guaporé

Inaugurado em 1969, o Autódromo Internacional de Guapopé, também no Rio Grande do Sul, recebe provas internacionais, nacionais, estaduais e regionais. A pista tem 3.080 km de extensão e uma combinação de nove curvas. Inicialmente, o circuito era municipal, mas se tornou internacional quando realizou a 10ª Etapa do Campeonato Sul Americano de Fórmula 3, em 1985.

12. Autódromo Velopark

Também no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Rita, o Autódromo Velopark foi inaugurado em 2010. A pista com comprimento de 2.278 metros é um dos palcos da Stock Car, e tem uma série de pontos ideais para a realização de ultrapassagens. O complexo também conta com pistas de kart e recebe diversas competições da modalidade.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA