Conheça os novos blindados dos fuzileiros navais do Brasil

Quatro unidades dos blindados Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) já está sob posse da Força. Mais 8 chegarão até o fim do ano.

O Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil anunciou seus novos veículos blindados para operações. Quatro unidades do Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) ou veículo tático leve comum em tradução livre, já estão sob posse da Força e mais 8 completam o lote previsto para até o final de 2023. As informações são da Marinha do Brasil através da Agência Marinha de Notícias.

Veículo servirá de apoio para operações militares da Força. (Foto: Divulgação/Agência Marinha de Notícias).

Novos blindados aumentam força da CFN

Os novos modelos serão utilizados para ação em áreas urbanas e já disponíveis para utilização pela Marinha do Brasil através do Corpo de Fuzileiros Navais.

As viaturas foram adquiridas por meio do PROADSUMUS, programa estratégico da Marinha que atua reunindo condições para a prontidão operacional da Força.

Com o reforço, a fuzilaria naval passa a ter mais estrutura de proteção e atuação em missões dentro e fora do país.

Função do novo blindado

O modelo está à disposição da Fuzilaria Naval servirá para ações em operações de guerra naval, de paz e de garantia da lei e da ordem, além de assistência humanitária e de apoio à defesa civil.

O JLTV, como passa a ser conhecido, é uma viatura blindada de última geração já testada, sobretudo em combates.

Em outras palavras, isso assegura a capacidade de atuação do veículo à serviço da Marinha, até mesmo em situações e ambientes de desminagem humanitária, ou seja, relativo a restauração das condições de segurança da vida humana.

Novo modelo dos fuzileiros navais tem 2,6 metros de altura. (Foto: Divulgação/Agência Marinha de Notícias).

Que tipo de veículo é o JLTV?

O novo blindado da marinha brasileira é o Oshkosh JLTV, importado dos Estados Unidos. Agora no Brasil, o modelo é fabricado pela Oshkosh Corporation, empresa especializada na produção de veículos especiais.

De acordo com a fabricante, a viatura possui motor V8 turbodiesel de 6.6 litros produzido pela General Motors. Da mesma forma, o turbocompressor possui 345 cv de potência e 120 kgfm de torque máximo.

Conforme divulgação, o veículo tem 2,6 metros de altura e 6,2 metros de comprimento. Dessa forma, modelo comporta quatro tripulantes e 1.600 kg de carga. Por fim, uma viatura Oshkosh JLTV 0km custa em torno de U$ 345 mil.

O veículo tático militar já é usado fora do país. (Foto: Divulgação/Oshkosh).

Em busca de mais curiosidades? Veja quais tipos de carroceria existem no Brasil e como escolher uma no Canal do Garagem 360 no Youtube.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile