Conheça os itens de segurança essenciais para os ciclistas

Notícias 18 de agosto de 2017 Da Redação, com assessoria 0

Quem anda de bicicleta no trânsito precisa estar sempre atento. O ideal é que o ciclista faça manutenções regulares na “magrela” e use todos os equipamentos de segurança recomendados para prevenir ou amenizar possíveis acidentes. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) criou um boletim técnico que indica os itens essenciais para garantir pedaladas mais seguras. Confira:

LEIA MAIS: Conheça a forma correta de transportar a bicicleta no carro
Gosta de pedalar? Especialista alerta sobre cuidados ao trocar o carro pela bicicleta

Capacete: utilize capacete certificado e tenha atenção ao tamanho do item, que não pode ser grande ou muito apertado. Antes da compra, experimente e descubra qual é o mais confortável.

Sapatilha: o calçado específico tem um sistema de clipagem entre o taco da sapatilha e o pedal da bicicleta. Isso proporciona maior eficiência e segurança durante os movimentos.

Luvas: são utilizadas para que a pele não fique irritada por conta do apoio contínuo na manopla. Elas também protegem as mãos em casos de quedas e em percursos com muito vento – se a corrente estiver gelada, as mãos do ciclista podem enrijecer, dificultando o acionamento dos freios e até mesmo a condução da bike.

Espelho retrovisor: é um item exigido por lei. Ele deve ser utilizado do lado esquerdo da bicicleta para auxiliar o ciclista durante a condução.

Campainha: alerta sonoro para chamar a atenção de outros veículos ou pedestres em situação de perigo.

Protetor de joelho e cotovelo: ambos têm o objetivo de reduzir a severidade do impacto nessas partes do corpo. O ideal é sempre testar antes de comprar.

Roupa: deve proporcionar conforto ao movimento do ciclista e proteção em regiões suscetíveis a raladas em eventuais quedas. Também existem roupas apropriadas para cada condição de tempo.

Luzes de segurança: quando você anda de bicicleta, é essencial ser notado pelos demais motoristas e pedestres da via. Para isso, use sistemas de iluminação tanto na frente quanto na parte superior da bike. Luz no capacete ajuda ainda mais – principalmente à noite.

Colete refletivo: item de segurança para pedaladas noturnas. Durante a noite, a visibilidade é reduzida e o risco de acidentes aumenta.