Conheça os hatches mais rápidos do Brasil em 2022
Aqui alguns hatches vendidos por aqui se destacam no quesito aceleração. Veja aqui quem são os 4 hatches mais rápidos do Brasil em 2022.
Qual é a principal característica que um carro precisa ter? Muitas pessoas irão responder que um veículo precisa ser veloz. E uma estatística que pode comprovar o quão rápido um carro pode ser é a aceleração. Ou seja, aquele que acelerar de 0 a 100 km/h em um menor espaço de tempo se destaca mais. E aqui alguns hatches vendidos por aqui possuem bons números neste quesito. Veja aqui quem são os hatches mais rápidos do Brasil em 2022.
Aqui você, que prefere um carro mais compacto, encontrará boas opções de compra. Para fazermos esta lista, levamos em consideração apenas veículos que custam até R$ 200 mil.
Conheça os 4 hatches mais rápidos do Brasil em 2022
1) VW Polo GTS
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
E quem abre esta lista é uma das versões mais recentes do VW Polo. O modelo GTS foi lançado no começo de 2020. Como você pode ver nas fotos, este modelo se destaca por conta do visual. Para se diferenciar das versões mais tradicionais, a montadora alemã adicionou ao carro faróis Full LED, uma grade do radiador do tipo colmeia, um novo para-choque, bancos esportivos, detalhes em vermelho e entre outros.
Este modelo está custando a partir de R$ 141.975. O grande destaque do veículo está sobre o capô. Estamos falando do motor 1.4 TSI Flex. Ele produz uma potência máxima de 150 cv e um torque máximo (entre 1.500 e 4.000 rpm) de 25,5 kgfm (entre 1.500 e 3.800 giros). Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.
2) Chevrolet Cruze Sport6 RS
Na segunda posição temos o único hatch médio a venda no Brasil. O Chevrolet Cruze Sport6 surgiu em 2012 e hoje está em sua segunda geração. Um ponto forte deste modelo é o seu visual, que continua bastante moderno. Podemos destacar ainda os equipamentos oferecidos de série. Hoje, o modelo está sendo vendido apenas na versão RS. Este pacote traz um apelo mais esportivo para o modelo.
O carro está custando a partir de R$ 154.500. E este visual mais imponente combina bastante com o motor. Estamos falando do 1.4 Turbo 16V Flex, que pode produzir uma potência máxima de 153 cv a 5.200 rpm. Já o torque é de 24,5 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Este carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos.
3) VW Polo 1.0 TSI (Comfortline e Highline)
Falaremos mais uma vez do VW Polo nesta lista dos 4 hatches mais rápidos do Brasil em 2022. O modelo, que teve sua nova geração lançada por aqui em 2017, também pode vir equipado com um motor 1.0 TSI (1.0 Turbo). Este pode produzir uma potência máxima de 128 cv a 5.500 rpm usando etanol (116 cv a 5.500 giros usando gasolina) e um torque máximo de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 giros (ambos combustíveis).
O câmbio é um automático de seis velocidades. A Volkswagen diz que este carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. O motor está disponível em duas versões deste modelo. A Comfortline está custando a partir de R$ 107.190. Já a Highline tem preços a partir de R$ 115.150.
4) Chevrolet Onix 1.0 Turbo
Por fim, falaremos de um dos carros mais vendidos do Brasil. A nova geração do Chevrolet Onix foi lançada no ano de 2019. E ele já fez bastante sucesso entre os brasileiros. Ele foi o carro mais vendido do País no ano de 2020. Sem falar que foi um dos mais emplacados no mês passado. O modelo pode ser encontrado em dois tipos de motorização. Sendo que uma delas é o motor 1.0 Turbo Flex.
Ele pode produzir uma potência máxima 116 cv (gasolina e etanol) e um torque máximo de 16,8 kgfm a 2.000 rpm usando etanol (16,3 kgfm usando gasolina). Algumas versões usam uma transmissão automática de seis velocidades. No entanto, os modelos equipados com um câmbio manual de seis velocidades são mais rápidas. Neste caso, a aceleração será de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. O modelo LT está custando R$ 84.220.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.