Conheça o Toyota bZ4X, o primeiro SUV 100% elétrico da marca

Apresentado como conceito neste ano, o lançamento oficial do Toyota bZ4X foi finalmente anunciado pela montadora japonesa na última semana.

Mais uma marca entrará para o mundo dos carros 100% elétricos em 2022. Apresentado como conceito neste ano, o Toyota bZ4X foi finalmente anunciado pela montadora japonesa na última semana. Ele chega como o primeiro SUV totalmente elétrico da marca e estreará uma plataforma para carros elétricos. Sem falar que ele traz alguns atributos tecnológicos.

Toyota bZ4X (Foto: Divulgação/Toyota)

O Toyota bZ4X, o primeiro SUV 100% elétrico da marca, foi apresentado; conheça!

Sua apresentação oficial na Europa acontecerá no dia 2 de dezembro deste ano. De acordo com a fabricante asiática, seu lançamento em todas as regiões pode acontecer no meio de 2022. A marca ainda diz que será disponibilizado um site especial para que os interessados em adquirir este veículo possam reservar sua unidade.

Toyota bZ4X (Foto: Divulgação/Toyota)

O Toyota bZ4X já é um marco na história de marca. Ele representa o primeiro carro 100% elétrico a ser produzido em série pela marca. Repetindo o feito do Toyota Prius em 1997, quando foi o primeiro híbrido feito em série. Sem falar que o mesmo faz parte de uma nova sub-marca chamada de bZ (beyond Zero). A expectativa da Toyota é que esta linha seja representada por sete veículos em 2025.

Outro ponto importante é com relação a sua plataforma. Isso porque ele inaugura a plataforma e-TNGA (Toyota New Global Architecture) para carros eletrificados. Esta foi desenvolvida em conjunto com a Subaru, que a usará para a construção do SolTerra. O novo bZ4X tem como um de seus atributos o porte imponente. Próximo ao RAV4, ele mede 4.690 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.650 mm de altura.

https://youtu.be/d9qp2eoOWCk

As imagens de divulgação mostram que o visual terá poucas mudanças com relação ao conceito apresentado no começo deste ano, na China. Na região do para-choque dianteiro, por exemplo, existem aberturas que, segundo a marca, podem aumentar a autonomia elétrica. Na traseira, quem faz este trabalho é o aerofólio e do difusor.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Toyota bZ4X (Foto: Divulgação/Toyota)

Pensando no conjunto óptico, os faróis dianteiros afiliados chamam a atenção. O mesmo acontece com as lanternas traseiras. Neste caso, você pode perceber que elas permanecem unidas por conta de uma barra de luz. Já as rodas podem ser de até 20 polegadas.

Interior confortável e Tecnologia de ponta

Toyota bZ4X (Foto: Divulgação/Toyota)

O novo Toyota bZ4X promete seguir outros modelos da marca e oferecer itens um bom conforto para os ocupantes. Sua distância entre-eixos, por exemplo, é de 2.850 mm. Ela garante o bom espaço interno para os cinco passageiros. Enquanto isso, o porta-malas tem capacidade para 452 litros. O carro também vem com teto panorâmico. Sendo que ele possui um painel solar que ajuda a carregar a bateria.

O painel é bastante vistoso. Ao centro é possível encontrar uma grande tela responsável pelo sistema multimídia. Os proprietários do motorista poderão fazer atualizações de forma remota (over-the-air). Já o painel de instrumentos digital é de sete polegadas. Sua posição é o grande diferencial.

Toyota bZ4X (Foto: Divulgação/Toyota)

Algumas tecnologias pensadas para o motorista também foram adicionadas. O One Motion Grip, por exemplo, será adotado mais para frente. A marca conta que sistema eletrônico “dispensa a ligação mecânica entre volante e rodas dianteira” e que o motorista poderá virar o carro com uma rotação menor. Um ponto positivo é que a operação fica mais suave e o motorista ganha mais espaço para as pernas.

Como você vê na imagem acima, o volante parece com um manche utilizado em avião. Outro item importante do carro que vale a pena ser mencionado é a chegada do Toyota Safety Sense de terceira geração.

Sistema elétrico

Toyota bZ4X (Foto: Divulgação/Toyota)

O novo Toyota BZ4X traz um sistema elétrico interessante.  O motor pode variar de acordo com a versão escolhida. O modelo com tração dianteira pode produzir uma potência máxima de 204 cv e torque de 265 Nm. De acordo com a montadora, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h.

Um modelo com tração integral também será oferecido. Neste caso, o propulsor elétrico pode produzir uma potência máxima de 214 cv e torque de 34,2 kgfm. Este leva menos tempo para atingir os 100 km/h (7,7 segundos).

Toyota bZ4X (Foto: Divulgação/Toyota)

Ambas as versões estarão equipadas com uma bateria de 71 kWh. Já sua a autonomia é de 450 km (ciclo WLTP). A Toyota diz que os donos precisarão esperar esperar apenas 30 minutos para que a bateria atinja 80%. Mas para isso, o carregamento precisa ser feito em um posto de recarga rápida de 150 kW. Vale lembrar a unidade de módulo de bateria está localizada debaixo do carro.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile