Conheça o SUV híbrido da Volkswagen; será que vem ao Brasil?
Conheça o SUV híbrido da Volkswagen apresentado no Salão de Paris e que já começou a ser produzido. Será que vem ao Brasil?
Após ser apresentado com destaque no Salão de Paris, aumentaram os rumores da chegada de um SUV híbrido da Volkswagen, o Tayron. Inclusive a mídia especializada acredita que ele terá produção local. Conheça o modelo.
Conheça o Tayron – SUV híbrido da Volkswagen
O Tayron é um SUV com dimensões superiores às do Tiguan. A ideia é posicioná-lo acima do do próprio Tiguan não só pelo tamanho, mas também pela plataforma mais moderna, design renovado e a motorização híbrida.
Com 5 ou 7 lugares, a depender da configuração, o Tayron é construído sobre a nova plataforma MQB, já utilizada em modelos como o Novo Golf (que já está confirmadíssimo para o Brasil).
A vantagem dessa plataforma é a possibilidade de desenvolver veículos com diferentes motorizações: gasolina, diesel, híbrido e até elétrica.
O sistema híbrido conta com o motor 1.5 TSI Evo2. De acordo com as primeiras informações, o SUV será do tipo híbrido MHEV – Mild Hybrid Eletric Vehicle (Veículo Híbrido Leve).
O motor a combustão gera 150 cv. Ele trabalha junto com o motor elétrico de 48V que não traciona as rodas, mas sim ajuda na partida e acelerações, por exemplo.
Todo o sistema deve entregar 204 cv ou 272 cv de potência (informação não confirmada pela VW).
A versão apenas a combustão terá o motor 2.0 TDI (possivelmente as versões intermediárias), com potência de 150 cv ou 193 cv. Ainda há versões a diesel, que por razões comerciais não virão ao Brasil.
O design está de acordo com a identidade visual mais recente da marca, no entanto com um toque mais moderno, como os faróis de LED interligados por uma faixa de LED na dianteira e traseira.
O SUV híbrido da Volkswagen será lançado no Brasil?
Tudo indica que sim. O Tayron vem para ser um carro global da marca e deve ser lançado nos principais mercados em que atua.
O SUV já está sendo produzido na Alemanha, na fábrica de Wolfsburg com previsão de lançamento na Europa no primeiro semestre de 2025. Também já está confirmada sua produção no México (Pueblo) para atender o mercado norte-americano.
Para o Brasil, o CEO Ciro Possobom, deixou a entender que o Tayron naturalmente seria comercializado no Brasil. Quando indagado pelo jornalista da Mobiauto Renan Bandeira, o CEO afirmou que “é natural, né!? Vocês já sabem”, sinalizando que o país faz parte dos planos da fabricante.
A VW do Brasil também confirmou a produção de dois novos carros para a unidade Anchieta em São Bernardo do Campo (SP). Um deles pode ser o Tayron.
Leia também:
Volkswagen confirma a hegada de SUV inédito ao Brasil.
Gostou do Tayron? Quanto você acha que ele vai custar? Comente!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.