Conheça o SUV elétrico da BMW que troca de cor!

Qual é a sua cor favorita? Azul? Prata? Vermelho? Todos nós temos uma cor favorita e, em alguns casos, isso interfere na hora de escolher o nosso carro. Mas já pensou se o carro trocasse de cor sozinho? É isso o que promete o BMW IX Flow E Ink. Apresentado durante a CES 2022, o SUV elétrico da BMW que você vê nas imagens traz uma nova tecnologia que troca a cor da carroceria do carro de acordo com a preferência do motorista.

SUV elétrico da BMW
BMW iX Flow E Ink (Foto: Divulgação/BMW)

Conheça o SUV elétrico da BMW que troca de cor!

O modelo foi uma das atrações deste importante evento sobre tecnologia. Ele aconteceu entre os dias 5 e 8 deste mês, na cidade de Las Vegas (Estados Unidos). A CES 2022 foi uma boa oportunidade para diversas empresas mostrarem suas propostas para o futuro. E muitas fabricantes aproveitaram a ocasião para mostrar inovações que podem chegar às ruas nos próximos anos.

Uma delas é a tecnologia E Ink. De acordo com a BMW, esta inovação visa abrir o leque de possibilidades de customização e pode usada tanto na parte externa quanto na parte interna dos futuros veículos da montadora alemã. E estas mudanças variam de acordo com o desejo do motorista. No caso, ela usa uma tecnologia usada nas telas de E-Book. A marca diz que a pintura deste modelo traz milhões de microcápsulas.

SUV elétrico da BMW
BMW iX Flow E Ink (Foto: Divulgação/BMW)
SUV elétrico da BMW
(Foto: Divulgação/BMW)
SUV elétrico da BMW
BMW iX Flow E Ink (Foto: Divulgação/BMW)

As mesmas possuem pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. No caso, para dar a cor ideal, os dois pigmentos se acumulam na superficie da microcápsula após um estimulo por meio de um campo elétrico. Aí sim o proprietáio terá a tonalidade escolhida. Lembrando que o carro mostrado nas fotos é o IX. A versão tradicional deste SUV elétrico da BMW será lançado em breve.

“No futuro, as experiências digitais não se limitarão apenas a monitores. Haverá cada vez mais fusão do real com o virtual. Com o BMW iX Flow, estamos dando vida à carroceria do carro”, disse Frank Weber, Membro do Conselho de Administração da área de Desenvolvimento da BMW AG, em comunicado. 

Não é só estética

BMW iX Flow E Ink (Foto: Divulgação/BMW)
BMW iX Flow E Ink (Foto: Divulgação/BMW)

Além da estética, a tecnologia E Ink também pode ser importante por conta de sua eficiência. Isso porque os motoristas poderão escolher a cor de acordo com a temperatura e isso reduzir a necessidade do uso dos sistemas e aquecimento e resfriamento. Ou seja, o sistema elétrico do veículo irá gastar menos energia e aumentará a autonomia.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Lembrando que em dias de sol, a carroceria branca diminui o aquecimento do lado interno e do lado externo. Enquanto isso, carros com uma carroceria mais escura absorvem mais calor do Sol em dias mais frios.

BMW IconicSounds Electric

BMW i4 (Foto: Divulgação/BMW)

A BMW também aproveitou a CES 2022 para mostrar os novos sons de seus carros elétricos. Criados pela marca, em parceria com o compositor de trilhas sonoras Hans Zimmer, os modos Expressive e Relax se juntam aos modos Personal, Sport e Efficient do sistema BMW IconicSounds Electric. De acordo com a montadora, estes novos modos foram criado com o objetivo de “aumentar ainda mais a integração entre homem e carro.

E eles chegarão aos veículos da marca em breve. A marca diz que o BMW i4 (sedã elétrico) receberá este dispositivo na primeira metade deste ano. Enquanto isso, o BMW iX (SUV elétrico) irá receber tal tecnologia no segundo semestre. No caso, os proprietários poderão fazer tal atualização por meio do Remote Software Upgrade (RSU).

“Cada um dos ajustes do My Modes coloca ênfase em cada uma das facetas do caráter do carro e isso também pode ser ouvido pelo som que eles produzem”, explica Renzo Vitale, Diretor Criativo de Som do BMW Group, em comunicado.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar