Conheça o significado por trás das logos das marcas de carro
Você já parou para pensar no que a logo das marcas realmente significa? Descubra agora e surpreenda-se!
A logo das marcas são a forma mais clara de identificação que elas podem ter, afinal, tudo consiste na identidade visual responsável por fazer com que o cliente bata o olho e saiba imediatamente sobre o que está por trás.
O que muita gente não sabe é que a logo da grande maioria das marcas tem significados bastante interessantes, e, com isso, carregam a história por trás de tudo que a marca já passou. Interessante, né?! É hora de saber mais sobre isso!
Esta é a história por trás da logo da Mercedes-Benz
A marca alemã tem uma das logos mais conhecidas do mercado mundial, que, aliás, é representada por uma estrela, mas por que? Bem, basicamente, a empresa era responsável por fabricar motores tanto para automóveis, quanto para embarcações e aeronaves.
Dessa forma, cada uma das três extremidades da estrela representa os elementos: terra, ar e água.
Volvo
A marca sueca deixou claro que a única referência quanto ao círculo com uma seta superior que representa a logo da Volvo é o ferro. Assim, tem-se a ideia de uso do material para a produção.
Muita gente acredita que, na verdade, a logo faz uma referência ao símbolo masculino, entretanto, a marca já enfatizou que não há qualquer relação.
Porsche
Antes de mais nada, é preciso reparar o seguinte: tem-se dois brasões sobrepostos um ao outro. Além disso, há um escudo e um cavalo preto, bem como outro dístico, entretanto com listas horizontais.
Dessa forma, o emblema central conta com o símbolo de Stuttgart, que, basicamente, é o local onde está a sede da empresa. O território de localização é Württemberg, e está representado em segundo plano.
Por fim, Ferdinand Ferry Porsche não poderia deixar seu sobrenome de fora da marca, né?!
Chevrolet
Se você está esperando uma grande simbologia proposta pela logo da marca é melhor sentar: na verdade, ela não tem qualquer significado. Ou seja, ela surgiu apenas pelo acaso.
De uma forma mais específica, William Durant, um dos responsáveis por fundar a marca, conta apenas que viu o símbolo em um papel de parede de hotel em Paris, e claro, gostou.
Uma outra versão diz que Catherine Durant, viúva do empresário, diz que o símbolo foi visto em um jornal da Virgínia. De qualquer modo, não há nada por trás disso.
BMW
Para a surpresa de muita gente, a marca era responsável por movimentar aviões. É exatamente por isso que a logo traz à tona a tradição aeronáutica, ou seja, uma hélice que está em movimento.
Mais especificamente, as cores são responsáveis por representar a região da Bavária, isto é, azul e branco.
Ferrari
Aí vai uma história bastante interessante: Enzo Ferrari, o responsável por criar a marca, conheceu Paolina, mãe de Francesco, em 1923. E o que isso tem a ver? Foi ela quem apresentou o símbolo do cavalo para ele.
De acordo com Paolina, o símbolo era responsável por trazer sorte para ele, e, aparentemente, deu certo, né?!
Citroën
Dessa vez, a história também pode surpreender, mas não por um bom motivo. Isto é, há rumores de que André, criador da marca, desenvolveu a logo para homenagear seu filho Marcel.
Infelizmente, o filho do empresário morreu em uma batalha na Primeira Guerra Mundial, como cabo. Dessa forma, as duas letras “V” invertidas, teoricamente, representam a patente.
Audi
Não dá para deixar passar sem dizer que a logo da Audi é reconhecida em qualquer lugar do mundo, afinal, ela é extremamente popular. De forma simples, as argolas representam uma união entre quatro empresas fabricantes alemãs.
As empresas são a Horch, Audi, Wandere e DKW, que, em 1932, foram responsáveis por formar a Auto Union. Apesar da Auto já não ser composta pelas marcas, a Audi permanece utilizando a logo.
Alfa Romeo
É claro que a lista não pode chegar ao fim sem mencionar a simbologia por trás da marca Alfa Romeo. Ele é dividido em partes: a cruz vermelha, o fundo branco, o símbolo da cidade de Milão. À direita, há uma serpente e um ser humano.
O que isso tudo quer dizer? Basicamente, a serpente representa as cruzadas medievais. Por outro lado, o símbolo da cidade de Milão representa a sede da Alfa. Ou seja, uma junção de pontos importantes.
Não deixe de conferir: BMW confirma chegada do X2 elétrico em 2024 aqui no Brasil