Conheça o novo radar terror dos motoristas: não deixa escapar nada

Você já ouviu falar no novo radar terror dos motoristas? Ele carrega esse título porque o sistema não deixa escapar absolutamente nada, o que deixa os motoristas um tanto quanto receosos.

Para melhor entender, estamos falando dos radares inteligentes Doppler, tecnologia que está em expansão para todo o Brasil, a fim de garantir que todas as regras e sinalizações sejam devidamente respeitadas.

Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

Conheça o novo radar terror dos motoristas

Bem, sem muitas delongas, os radares inteligentes Doppler são considerados uma verdadeira revolução na fiscalização do trânsito, afinal, eles contam com a capacidade de detectar e multar motoristas a distâncias significativas, de até 100 metros antes e 50 metros após o ponto de instalação.

Isto é, é exatamente essa capacidade de detecção que torna praticamente impossível para os condutores burlarem as normas de trânsito apenas reduzindo a velocidade próximo aos radares tradicionais.

Vale destacar que os equipamentos estão em conformidade com todas as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e passam por aferições periódicas do Inmetro para garantir sua precisão e confiabilidade. 

Inicialmente, a tecnologia foi “testada” em estados como São Paulo e Paraná, mas agora, já está em expansão por todo o Brasil.

Veja mais detalhes: Cuidado com a multa: veja onde estarão os 100 novos radares espalhados na rodovia do litoral de São Paulo

Como funcionam os radares inteligentes Doppler?

Basicamente, esses radares utilizam tecnologia de ondas eletromagnéticas para capturar com precisão não apenas a velocidade dos veículos, mas também uma série de outras infrações, como:

  • Excesso de velocidade: detecta claramente se os veículos ultrapassam o limite de velocidade estabelecido para a via
  • Paradas sobre faixas de pedestres: identifica veículos que param indevidamente sobre as faixas
  • Avanço de sinal vermelho: capta veículos que cruzam o semáforo enquanto está vermelho
  • Fluxo em contramão e conversões proibidas: monitora e registra veículos que realizam manobras ilegais ou perigosas

Além disso, a tecnologia avançada desses radares permite até mesmo identificar o número de ocupantes no veículo e detectar comportamentos como o uso de celular ao volante, oferecendo uma fiscalização muito mais abrangente do que os sistemas anteriores.

Por fim, o objetivo desses novos radares é justamente modernizar e aumentar a eficácia da fiscalização de trânsito no Brasil, visando uma maior conformidade com as leis e, consequentemente, aumentando a segurança nas vias.

Aproveite para conferir: Nada de Mobi ou Kwid: Citroën toma atitude radical e faz do C3 o carro mais barato do Brasil

↓O que você acha disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile