Conheça o novo Mercedes-AMG GT Track Series, com motor de 734 cv

A Mercedes apresentou o modelo mais potente criado pela marca em sua história: o Novo Mercedes-AMG GT Track Series. Conheça-o em detalhes

A Mercedes-AMG acaba de apresentar o modelo mais potente criado pela marca em toda sua história: o Mercedes-AMG GT Track Series, idealizado para uso em pistas e eventos. Com a edição limitada e altamente exclusiva, o modelo faz parte das ações que comemoram o aniversário de 55 anos da Mercedes-AMG. Apenas 55 unidades serão produzidas.

As vendas mundiais do novo Mercedes-AMG serão realizadas diretamente pela Mercedes-AMG na Alemanha. O carro será oferecido preferencialmente aos clientes que já adquiriram um outro superesportivo da marca. O carro permite inúmeras personalizações e não tem preço definido para o Brasil.

(Foto: Divulgação/Mercedes-AMG)

Veja todos os detalhes do Mercedes-AMG GT Track Series, o modelo mais potente criado pela marca

O Mercedes-AMG GT Track Series destaca-se pelo conceito de veículo que visa o desempenho de altíssimo nível. Criado para uso em pistas de corrida, apresenta vários recursos técnicos e visuais únicos.

novo Mercedes-AMG GT Track Series

Motorização e suspensão

O motor biturbo V8 de 4,0 litros oferece 734 cv e torque máximo de 850 Nm, graças aos injetores personalizados e outros itens especiais para o motor como um virabrequim plano. A transmissão de corrida sequencial Hewland HLS de seis velocidades com diferencial ajustável transfere a potência para o eixo traseiro. 

Como em todos os modelos da família GT, o propulsor foi instalado no eixo traseiro em configuração transaxle e possui uma conexão ao motor por meio de um tubo de torque de fibra de carbono.

A suspensão utiliza amortecedores Bilstein de quatro vias totalmente ajustáveis. Como é comum no automobilismo de competição, cada um deles tem uma configuração para alta e/ou baixa velocidade nos níveis de recuperação e compressão e, adicionalmente, permitem ajustes de altura. Além disso, as barras estabilizadoras são ajustáveis individualmente.

novo Mercedes-AMG GT Track Series

Design e aerodinâmica do Mercedes-AMG GT Track Series

O design e a aerodinâmica também seguem rigorosamente a filosofia de alta performance. O capô, os para-lamas, as soleiras, a porta traseira e a saia traseira são feitas de fibra de carbono. Outro efeito importante do mix de materiais é a redução do peso do veículo para 1.400 kg.

A frente do modelo é caracterizada pela grade esportiva da AMG, que garante um ótimo fluxo de ar para o radiador. O divisor dianteiro para maior downforce foi desenvolvido exclusivamente para o GT Track Series. É complementado por uma asa traseira de corrida mecanicamente ajustável e foi aprimorada para melhorar o downforce no eixo traseiro. 

O capô de característica exclusiva com grande saída de ar é outro item derivado diretamente do automobilismo é. Ele guia o ar quente do compartimento do motor, aumenta o downforce geral e, ao mesmo tempo, contribui para o resfriamento do motor.

Outro desenvolvimento especial para o Mercedes-AMG GT Track Series são as rodas de 18 polegadas forjadas e fresadas de alto brilho, o tamanho de aro usual para carros de corrida da categoria Gran Turismo (GT). Todos os tipos usuais de pneus de competição podem ser usados. 

novo Mercedes-AMG GT Track Series

Freio e gaiola

A eletrônica inclui um controle de tração específico para corrida e um ABS automobilístico, cada um ajustável em 12 níveis. O GT Track Series vem equipado com freios de aço. Um feixe de freio foi instalado para ajustar o equilíbrio da frenagem. Os dutos de ar de freio de carbono e as linhas de ar de freio garantem o resfriamento ideal.

A gaiola de proteção de aço de alta resistência é aparafusada à estrutura espacial de alumínio e uma escotilha de desencarceramento foi colocada no teto. A célula de segurança do piloto de carbono tem grandes dimensões e oferece aos pilotos mais altos espaço suficiente para se mover. 

Além disso, a cabine é equipada com um cinto de segurança de cinco pontos e um assento ergonômico personalizável com espuma. Como resultado, a célula de segurança atende aos mais recentes padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e oferece um nível de proteção consideravelmente maior do que os assentos de corrida comuns. O sistema de extintores de automobilismo e as redes de segurança do piloto complementam o conceito de segurança.

novo Mercedes-AMG GT Track Series

Volante e pedais

O volante, desenvolvido exclusivamente em cooperação com os especialistas da empresa Cube Controls, possui uma ampla faixa de ajuste e inúmeras oportunidades de controle. 

Os pedais também podem ser ajustados e adaptados individualmente ao físico do piloto. O painel com carbono e acabamento fosco inclui uma unidade de exibição BOSCH DDU 11 totalmente programável, projetada para operação intuitiva e de uso fácil. Além disso, incorpora um sistema de registro de dados para fins de automobilismo.

Galeria de Fotos novo Mercedes-AMG GT Track Series

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile