Conheça o novo hipercarro da Peugeot com motor híbrido

Levar a experiência das pistas paras ruas é bastante comum no meio automotivo. Além de conquistar títulos, as marcas usam as competições para testar novas tecnologias. E esse será o trabalho do novo hipercarro da Peugeot. Chamado de 9X8, o bólido irá disputar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Um de seus grandes atributos é o poderoso motor híbrido.

Covo hipercarro da Peugeot 

Os franceses irão disputar a famosa “24 Horas de Le Mans” após 11 anos. O novo 9X8 Hypercar chega para ser o sucessor de dois veículos vencedores: o 905 e o 908. E ele está preparado para a vitória.

Foto: Divulgação/Peugeot

De acordo com a montadora, o bólido deve perpetuar a tradição da marca no automobilismo mundial. Ela também conta que a junção das equipes de Design e de Engenharia da Peugeot (e da Peugeot Sport) foi vital para a exploração de novas soluções aerodinâmicas e de estilo.

E parece que os objetivos vão além disso. Além da esportividade e da eficiência, o 9X8 oferece também um know-how tecnológico que pode ser usado em veículos produzidos em série.

Foto: Divulgação/Peugeot

“Testaremos durante a competição o sistema de hibridação e as tecnologias relativas à redução do consumo de combustível – portanto, das emissões de CO2 – que desenvolvemos atualmente para nossos veículos de série. É um grande orgulho para nossas equipes da PEUGEOT Sport ver suas pesquisas aplicadas nos carros da nossa gama. Para nossos clientes, esse laboratório chamado Le Mans é uma garantia da qualidade de nossos veículos. “, diz Linda Johnson (Diretora Geral da Peugeot) em comunicado.

Foto: Divulgação/Peugeot

Olhando para as fotos, dá para perceber algumas características bastante parecidas com a nova geração de veículos de ruas. Seu conjunto ótico (dianteiro e traseiro) traz três barras de luzes de cada lado no formato de garras de leão. Ao centro da grade frontal está seu novo logotipo. Outros detalhes que chamam a atenção são as rodas, as laterais sóbrias, as aberturas de ventilação e os retrovisores. Já o interior foi concebido usando o conceito i-Cockpit.

Cadê o aerofólio?

Na traseira, uma característica diferenciada. Sabe aquele aerofólio, que é bastante comum em carros de corrida? Então, no Peugeot 9X8 ele não estará presente.

Foto: Divulgação/Peugeot

Em um comunicado enviado à imprensa, o diretor técnico do Programa WEC da Peugeot Sport Olivier Jansonnie explica que os cálculos e as simulações mostraram que o carro pode ter um bom desempenho sem a peça. Enquanto isso, Jean-Mar Finot (diretor da Stellantis Motorsport) diz que a ausência do aerofólio indica uma inovação importante.

Conjunto mecânico

Um dos principais atributos do hipercarro da Peugeot é o sistema híbrido. Desenvolvido pela divisão esportivo da marca, o propulsor V6 2.6 bi-turbo que gera 680 cv (500 kW) irá equipar o eixo traseiro. O conjunto mecânico ainda é formado pela transmissão sequencial de sete velocidades e tração nas quatro rodas.

Enquanto isso, no eixo dianteiro, está o motor elétrico de 200kW. Ele é alimentado por baterias de alta densidade com capacidade para 900 volts.

Histórico vencedor

A volta de um vencedor. Em 1992 e 1993, o Peugeot 905 venceu a corrida com as cores da Peugeot Talbot Sport.

Já em 2009, uma dobradinha do Peugeot 908 HDi. Enquanto o carro da Peugeot Sport Total passou em primeiro lugar, a equipe Team Peugeot Total chegou na segunda posição. Vale lembrar que a primeira tinha dois pilotos com bastante experiência na Fórmula 1: o espanhol Marc Gené e o austríaco Alexander Wurz.

Foto: Divulgação/Peugeot

Por fim, para a próxima competição, alguns nomes conhecidos estarão a bordo do hipercarro da Peugeot. Kevin Magnussem, por exemplo, disputou a temporada passada da Fórmula 1 pela Hass F1. Paul Di Resta e Jean-Éric Vergne também já se aventuraram na principal competição da FIA. Loïc Duval, Mikkel Jensen, Gustavo Menezes e James Rossiter também irão dirigir o 9X8.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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